Reitor do IFMT recebe o coordenador geral de Promoção e Cidadania da Funai

Publicado por: Reitoria / 7 de Fevereiro de 2020 às 13:50

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian Silva de Paula, recebeu nessa sexta-feira (07/02), em seu gabinete na Reitoria, o coordenador geral de Promoção e Cidadania da Funai, em Brasília, Joany Marcelo Arantes.

A reunião foi para discutir uma proposta de oferta para cursos técnicos e superiores para a comunidade indígena. Joany Arantes destacou que a Funai está procurando desenvolver atividades com os grupos indígenas do estado de Mato Grosso e procurou o IFMT por conta da expertise da instituição.

“Pretendemos desenvolver esses cursos que eles estão nos solicitando e necessitam para que eles possam se desenvolver. A ideia é que sejam cursos conforme os indígenas nos solicitam, e atendam suas necessidades. Faremos o projeto pedagógico e iremos consulta-los. A previsão é que sejam cursos nas regiões de Nova Xavantina, Barra do Garças, Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra”, destacou Joany Arantes.

O Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, ressaltou que a reunião tem uma proposta de celebrar um convênio entre o Instituto Federal e Funai, de uma forma que venha atender a formação inicial e continuada, com um olhar para os cursos técnicos, para a formação de professores indígenas e, também na aproximação de outras instituições de ensino superior, como a UFMT e Unemat.

Willian de Paula disse que os cursos terão um olhar especial para o empreendedorismo. Segundo o reitor, comunidade indígena tem muito a trazer para a comunidade não índio, como por exemplo, o seu do dia a dia e dos produtos que se tem dentro das aldeias.

“Ao trabalharmos com essa questão empreendedora, a gente fomenta a aldeia de uma forma que ela também se prepare para a subsistência, para que ela tenha produtos que atendam o seu dia a dia, mas com vistas a ofertar a comunidade externa alguns itens, como artesanato, produtos de origem hortifrutigranjeiros, entre outros”, finalizou o reitor.