Reitor do IFMT reuniu-se com deputado estadual Dr. Leonardo que busca parceria para criação de curso técnico para agentes comunitários de saúde e combate às endemias

Publicado por: Reitoria / 20 de Dezembro de 2017 às 14:01

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, professor Willian de Paula, recebeu nesta terça-feira (19/12), a visita do deputado estadual Dr. Leonardo Ribeiro (PSD), que busca parceria com o Instituto para a construção de um curso técnico para agentes comunitários de saúde e combate às endemias. Atualmente existem cerca de 9 mil profissionais nos 141 municípios no estado de Mato Grosso que atentem à Atenção Básica de Saúde nos Programas de Saúde da Família (PSF).

O deputado estadual ressaltou que os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são os profissionais que realmente vão nos bairros e atendem os programas de saúde que o governo federal preconiza. “Estamos em busca de capacitação técnica para esses profissionais para que possam atender ainda melhor a população. Eles são funcionários valorosos, pois vão até as residências, fazem essa busca ativa dos pacientes, conhecem a realidade”, salientou o Dr. Leonardo Ribeiro (PSD).

O reitor do IFMT ao ser questionado sobre a solicitação da demanda do deputado estadual, falou que é uma proposição de um trabalho envolvendo outras instituições parceiras, visto que não é expertise do IFMT ofertar cursos na área da saúde.

“Por conta da expansão da nossa rede no estado de Mato Grosso e o atendimento que possuímos nos municípios onde estamos, é que o deputado estadual veio ao IFMT buscar essa parceria. Para juntos, envolvendo outras instituições, criarmos um plano de ação para que esse curso de agentes comunitários e de endemias se realize. Visando, é claro, cuidar da população mato-grossense de forma preventiva”, salientou o reitor Willian de Paula.