Comitiva do IFMT viajou nessa sexta-feira (08/09) para missão técnica na China

Publicado por: Reitoria / 8 de Setembro de 2017 às 10:25

O Reitor do IFMT, professor Willian de Paula viajou nessa manhã de sexta-feira (08/09) com a comitiva do Instituto Federal para uma missão técnica na China, no qual participarão de um seminário de empreendedorismo, visitas técnicas e reuniões com o governo chinês, empresários e representantes de universidades. A comitiva embarcou hoje para São Paulo, para em seguida, embarcar para a China, onde ficará por 17 dias. A viagem é toda custeada pelo governo chinês. O Seminário de Empreendedorismo irá ocorrer todos os dias sem interrupção, incluindo sábados e domingos, nos três turnos.

A comitiva do IFMT é composta pelo reitor do IFMT, professor Willian de Paula; o Pró-Reitor de Extensão, Marcus Taques; o Diretor-Geral do Campus Cuiabá, Cristovam Albano; a Diretora-Geral do Campus Diamantino, Sheyla Varela Lucena e o professor de Inglês do IFMT-Campus São Vicente, embaixador da área internacional no Campus São Vicente e presidente da ASF Intercultura Brasil, João Felipe Assis de Freitas. A AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, educacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos. A referida organização é comprometida em oferecer oportunidades de aprendizagem intercultural através de programas de intercâmbio.

A Diretora Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT, Sonia Regina Guimarães, explicou que o programa é o mesmo que ela participou o ano passado, no qual foi sozinha para conhecer e entender, a convite da área internacional do Governo do Estado de Mato Grosso. “A partir desta ida, no ano passado, foram feitas várias reuniões e consegui encaminhar essa comitiva composta por cinco pessoas que irão passar 17 dias na China com o compromisso de retornarem com ações efetivas para o IFMT”, conta Guimarães.

A diretora da DSRI falou que a escolha dos diretores dos campi Cuiabá e Diamantino ocorreu porque eles têm programas de empreendedorismo em parceria com o Sebrae. Já a escolha da participação do Pró-Reitor de Extensão é porque é a Pró-Reitoria no IFMT onde se lida com empreendedorismo na instituição.

Outro membro da comitiva é o professor de Inglês do Campus São Vicente, João Felipe Assis de Freitas, que está indo como embaixador de relações internacionais. A escolha do professor ocorreu porque ele está desenvolvendo vários trabalhos empreendedores na área internacional, como a Feira das Nações, que o ocorreu no dia 16 de agosto, no Campus São Vicente.

“Eles vão conhecer o programa e trazer novas ações para o IFMT. Estamos numa fase de estreitar relações com a China. A ideia é conseguir marcar e ter mais ações com o governo chinês, no qual poderemos futuramente receber e enviar professores, técnicos e alunos, para universidades chinesas”, disse Sonia Guimarães.