Reitores do IFMT e UFMT se reúnem para tratar sobre parcerias e discutem a reativação do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior

Publicado por: Reitoria / 19 de Maio de 2017 às 16:00

O Reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian Silva de Paula, se reuniu na manhã dessa sexta-feira, dia 19 de maio, com a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, se reuniram para tratar da reunião de reativação do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFMT, UFMT e Unemat) que irá ocorrer no dia 30 de junho, na UFMT no Campus Cuiabá. A ideia é que as IES se reúnam uma vez por semestre para discutir planejamento institucional desse fórum permanente.

Na reunião cada representante de IES irá apresentar um diagnóstico breve de 30 a 40 minutos de sua instituição, sobre pesquisa, extensão, ensino e gestão. A partir das demandas atuais, o que cada instituição pode fazer pela pós-graduação, compras compartilhadas, extensão, entre outras ações.

A reitora da UFMT, Myriam Serra falou que nesse momento o fórum tem que ser reconhecido nas instâncias superiores da cada IES, como Conselhos Superiores, entre outros. “As três instituições (UFMT, IFMT e Unemat) podem trabalhar juntas e quem ganha é a sociedade”, salientou Myriam Serra.

A reitora da UFMT contou que está iniciando um projeto piloto para melhorar a seleção de estudantes indígenas e quilombolas em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC). O reitor do IFMT demonstrou interesse nesse projeto piloto e se for bem sucedido tem interesse de estender para o Instituto Federal.

O reitor do IFMT, Willian de Paula acrescentou que como as IES são multicampi, e cada uma dessas unidades no estado de Mato Grosso fortalecem o trabalho das três IES. “O Fórum pode deliberar ações conjuntas para o ensino, a pesquisa e extensão. ” reforçou o reitor do IFFMT.

Demonstrando que o IFMT já vem dialogando e realizando parceria junto à UFMT, Willian de Paula destacou à reitora da UFMT que o Instituto está dialogando com a Uniselva e a equipe técnica da Fundação participará de uma reunião com o Colégio de Dirigentes (CODIR), marcada para ocorrer no final do mês de maio.