Reitoria do IFMT comemorou o Dia da Mulher com o Bazar Vênus

Publicado por: Reitoria / 9 de Março de 2017 às 16:35

A reitoria do IFMT, através da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DSGP) organizou no auditório no Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, o Bazar Vênus – Economia Solidária e Economia Criativa. A proposta do Bazar foi que as participantes desapegassem de seus objetos através da troca, oportunidade para renovar a casa e o guarda-roupas sem custo. O evento foi também um momento para encontro das mulheres, criando um espaço de integração.

Na abertura teve a palestra da blogueira Cris Caldeira, do Sabor Materno que falou sobre o empoderamento feminino, economia solidária e empreendedorismo feminino. Cris Caldeira ressaltou as mulheres presentes onde é possível elas se inserirem na economia solidária. Com relação ao empreendedorismo que elas deviam se identificar com o que gostam de fazer e se dedicassem a isso e finalizou dizendo sobre o empoderamento feminino que a mulher precisa se valorizar e se reconhecer.

Os membros da comissão organizadora do Bazar Vênus, a servidora da Proex, Lea Morais e a servidora da DSGP, Bianca Moreira, ressaltaram que o evento superou as expectativas e as mulheres estavam empolgadas com o bazar.

A reitora substituta do IFMT, Glaucia Mara de Barros, destacou na abertura do evento que “nós, mulheres, somos homenageadas em verso e prosa, com algumas composições belíssimas, como a de Erasmo Carlos quando diz: ‘Mulher, mulher, na escola em que você foi gerada, jamais tirei um dez, sou forte, mas não chego aos seus pés’ mas, também temos composições que nos desrespeitam”.

Ela completou ainda que “nós, do Instituto Federal, temos a obrigação de dar exemplos, não deixar sair de moda o levantar para receber uma mulher, as gentilezas cotidianas que estão em desuso. Enquanto muitos consideram um avanço a criação de delegacias especializadas em defesa da mulher, eu considero um retrocesso, não precisaria existir se o respeito imperasse. E tenho certeza que é isso que todas queremos, respeito, e para isso, a educação é fundamental”.

O Pró-Reitor de Extensão, Levi Pires Andrade, falou que a reitoria do IFMT comemorou o Dia Internacional da Mulher, data que remete a reflexão da essência de nosso papel com o Instituto que trabalhe no sentido de construir uma sociedade critica e inclusiva. “A data de hoje, além das homenagens às mulheres nos remete a continuar atuando para reduzir as desigualdades de gênero”, finalizou Levi Pires Andrade.