Reitoria sedia 1º Fórum de Bibliotecários IFMT

Publicado por: Reitoria / 12 de Março de 2018 às 12:10

O panorama da política de bibliotecas da Rede Federal Tecnológica, o plano de formação continuada para profissionais bibliotecários, apreciação do regimento e definição de propostas de trabalho (SIB) são os tópicos principais do 1º Fórum de Bibliotecários IFMT que ocorre nesta segunda-feira (12), no auditório da reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso.

A reitora substituta do IFMT, professora Gláucia Mara de Barros, destacou em sua fala de abertura que o bibliotecário não é só para ficar atrás do balcão recebendo e entregando livros, “este profissional tem uma visão e importância enorme dentro da instituição, não só do IFMT, mas de toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”.

Glaucia Barros salientou no Fórum aos bibliotecários que “vocês tenham a certeza que são extremamente importantes para o IFMT; que as avaliações de todos os cursos do IFMT passam por vocês e do carinho no atendimento que vocês oferecem para nós e para os alunos seja retornado a vocês”.

O Pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos de Oliveira Câmara, ressaltou que esse fórum é um momento importante para serem discutidas algumas linhas que vão e irão compor o planejamento do desenvolvimento da instituição, e principalmente o papel de cada um de nós nas nossas unidades de ensino.

“A nossa biblioteca tem uma característica diferenciada, ela não é uma biblioteca universitária, não é uma biblioteca escolar, não é uma biblioteca especializada e nem especial. Ela é um conjunto desses elementos. Mas o profissional (bibliotecário) deve ser multifacetado, ele deve compor espaços que não estão no seu curriculum diretamente, mas faz parte por área adjacente”.

Carlos Câmara salientou que a importância do papel do bibliotecário e a definição de políticas institucionais na área são muito importantes para que seja feita de forma pareada. “É uma estrutura que deve ser orgânica e todos devem fazer parte dessa construção”.

Após a cerimônia de abertura, a mestre em CI/Universidade de Lisboa, coordenadora do CBBI-Centro-Oeste IFG e bibliotecária do IF Goiano, Patrícia Regina Oliveira falou sobre o panorama da política de biblioteca da Rede Federal.