Reunião na reitoria tratou sobre a parceria entre IFMT e Prefeitura de Cuiabá na qualificação de 70 agricultores familiares

Publicado por: Reitoria / 5 de Julho de 2017 às 12:05

O Reitor do IFMT, professor Willian de Paula, a equipe da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) juntamente com o diretor do Campus São Vicente, Livio Wogel se reuniram no dia 26 de junho, no gabinete do reitor, com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Correa Hugueney, o diretor de Agricultura Familiar, Juarez Fiel e o vereador do município de Cuiabá, Arnoldo Veggi para tratar sobre qualificação de 70 agricultores familiares.

A qualificação será feita por alunos e servidores do Campus São Vicente que capacitarão os agricultores na utilização de kits de irrigação que foram entregues pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Como contrapartida, a prefeitura vai conceder bolsa aos alunos do Campus São Vicente e ao servidor coordenador do projeto de extensão.  A previsão é que no final do mês de julho seja assinada a parceria entre o IFMT e a Prefeitura de Cuiabá para a execução das ações.

Além do treinamento para o uso dos kits, os estudantes do curso técnico em agropecuária farão um trabalho de assistência técnica aos pequenos produtores da Baixada Cuiabana. “Será um trabalho longo, de 04 meses de duração, que abre portas para o diálogo entre o setor produtivo e o Campus São Vicente, escola que há 75 anos forma pessoal para as atividades produtivas da área agropecuária e da produção de alimentos”, disse o Diretor Geral do Campus São Vicente, Livio Wogel.

O Diretor-Geral do Campus São Vicente ressaltou que a importância desta parceria é poder aproximar os estudantes das atividades práticas além de acompanhar de perto a produção agrícola dos pequenos produtores, atividade de extrema importância para o desenvolvimento regional.  “O Campus São Vicente participa deste trabalho, pois vê a importância de associar o conhecimento formal das atividade práticas e dos meios produtivos, garantindo a união entre teoria e prática, e formando pelo trabalho”, finalizou o diretor.

As outras ações de extensão em parceria com a Prefeitura de Cuiabá estão sendo estudadas para os campi da Baixada Cuiabana (Bela Vista, Cuiabá, São Vicente e Várzea Grande), dentre elas estão: regularização fundiária, logística, boas práticas e manipulação de alimentos, planejamento ambiental, planejamento financeiro, extensão rural, processamento do leite, piscicultura, fruticultura, entre outras.