Roda de Conversa com alunos do IFMT/ALF e CEEDA

Publicado por: Campus Alta Floresta / 6 de Setembro de 2019 às 15:11

Roda de conversa é realizada entre os discentes do Campus Alta Floresta com alunos com cegueira e deficiência visual do CEEDA.

Na tarde desta terça-feira (03/09), uma Roda de Conversa inclusiva, acessível e integrativa foi realizada como a primeira etapa do trabalho de acessibilidade e inclusão organizado pela professora de História, Kelen Katia Prates Silva, junto aos professores de Educação Física, Álvaro Braga e Keila Sachimbombo e ainda com a tradutora e intérprete de Libras, Camila Zilio Lisbôa.
Esta roda de conversa envolveu alunos dos cursos Técnicos de Administração e Agropecuária Integrados ao Ensino Médio com os alunos cegos e com baixa visão do CEEDA – Centro Educacional Especializado em Deficiência Auditiva (e visual). A segunda etapa envolverá uma apresentação de trabalhos com materiais adaptados para pessoas com cegueira e deficiência visual.
“O encontro entre os alunos do Campus Alta Floresta e os alunos do CEEDA foi uma sugestão das alunas Bruna e Larissa (1º A TADM). Tal sugestão surgiu após a realização de uma aula de História na qual os alunos estavam vendados e utilizaram mapas texturizados para discutir sobre a “queda do Império Romano”. A aula se transformou em trabalho interdisciplinar que passou a envolver os professores de Educação Física, Keila e Álvaro, e a professora Camila, Tradutora e Intérprete de Libras. Foi inexplicável a troca de experiência! E o que me deixa ainda mais feliz é o fato de ter surgido dos nossos alunos, que estavam muito envolvidos e empolgados, a proposta da Roda de Conversa”, relatou Kelen.
“O contato dos alunos com as pessoas com cegueira foi emocionante. Uma experiência para a vida. O professor Valmir e a professora Elisabete apresentaram diversos materiais como o soroban, a máquina Braille, livros adaptados em Braille e tinta, células para aprendizado do Braille, reglete, punção, mapas em alto-relevo e jogos em geral, além de orientação quanto a abordagens e tratamento com as pessoas com cegueira. Durante a atividade os alunos do Campus puderam jogar dominó e quebra-cabeça vendados e após a visita do CEEDA eles apresentaram novas ideias de materiais adaptados para confeccionarem como segunda etapa das atividades”, declarou Camila.
Nos dias 12, 17 e 19 os discentes do Campus terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos aos alunos do CEEDA.