Rompendo as fronteiras Estaduais, GPHSC/IFMT e PPGEn/UNIC/IFMT abrem diálogos sobre Direitos Humanos e Bullying no IFPB e na UFPB

Publicado por: Campus Várzea Grande / 1 de Dezembro de 2017 às 15:43

Foi realizado, no dia 16 de novembro, o encontro dos membros dos Grupos de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT – GPHSC e os pós-graduandos do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência da UFPB – Nupedia, na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. O evento contou com 16 participantes, incluindo as fundadoras dos grupos, respectivamente, Dra. Raquel Mota e Dra. Maria de Fátima Alberto, além da professora convidada da Universidade de Salamanca – Espanha, Dra. Antônia Picornell Lucas.

Na reunião, os membros do GPHSC relataram as pesquisas que estão sendo realizadas pelos mestrandos do PPGEn, Paulo Oliveira e Vanessa Gonçalves, e também da pesquisadora do grupo, Waldinéia Lemes da Cruz Alves, abordando bullying, ciberbullying, direitos humanos, gênero e ensino.

Após as apresentações houve a proposta de encaminhamentos para a efetiva parceria entre os grupos, como troca de materiais, encontros via Skype para compartilhamento das metodologias de pesquisas, além da proposta de um seminário promovido pelos grupos de pesquisa para o segundo semestre de 2018. Outra proposta foi a elaboração de um e-book com as temáticas estudadas pelos participantes dos grupos.

Segundo a professora Raquel Mota, “a reunião foi proveitosa e enriquecedora, pois a troca de experiências entre instituições diferentes, de Estados diferentes e com contextos diferentes, mostrou que o diálogo e as aproximações favorecem o coletivo e a possibilidade de construção de parcerias produtivas em prol de uma educação mais justa e respeitosa e de uma sociedade mais humana”.

No mesmo dia o GPHSC também participou, em João Pessoa, do Fórum de Debates em Educação, um ciclo de debates de encontro mensal, promovido pela Coordenação de Ciências Humanas do IFPB/JP pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Neste encontro, o grupo explanou sobre a “Violação dos Direitos Humanos e a escola contemporânea: precisamos falar de Bullying” e participaram da Mesa Redonda.

Vanessa Gonçalves apresentou um panorama geral sobre o Bullying e suas implicações para o desenvolvimento da criança e do adolescente, sobretudo na fase de sua formação humana. Em continuação, a Profª Waldinéia Alves chamou a atenção para as formas de agressão e violência praticadas nas/pelas redes sociais que, apesar de serem virtuais, resultam em consequências reais e, muitas vezes, irreversíveis por conta do “fácil” acesso à Internet que se tornou um canal propício para as mais diversas formas de agressão e assédio.

Na sequência, Paulo Alves tratou do Bullying no cotidiano e os enfrentamentos necessários para amenizar a violação dos Direitos Humanos. E, para isso, é preciso reconhecer a diversidade e as particularidades dos alunos e alunas na escola contemporânea. Frisou que há urgência em planejar e institucionalizar ações para o enfrentamento no combate ao Bullying e, assim, colaborar para a sociabilidade entre os pares e, consequentemente, retomar o respeito e a urbanidade oferecendo à sociedade um cidadão mais consciente.

Por fim, a mentora do GPHSC, Raquel Mota, destacou a importância dos docentes como agentes responsáveis pela formação humana do aluno, pois acredita que “é na diferença e na interação que nos constituímos sujeitos”. E nesse processo, é preciso envolver a comunidade escolar nas discussões e reflexões para propor ações institucionais e políticas públicas para o combate ao preconceito e à violência na escola, sobretudo dando espaço e voz ao aluno para uma mobilização em prol da garantia dos Direitos Humanos.

De forma geral, o GHSC considerou positiva a participação no evento, tendo em vista os questionamentos dos docentes e alunos daquele IFPB, e concluiu que há urgência de ações e projetos para otimizar o combate ao Bullying. E repensar e ressignificar as nossas práticas pedagógicas para esse enfrentamento será um grande passo para uma mudança que queremos.