início do conteúdo

Se Essa Rua Fosse minha convida comunidade para a primeira oficina de móveis para a ASSCAVAG

Publicado por: Campus Várzea Grande / 19 de Setembro de 2019 às 17:34

O Projeto de Extensão "Se Essa Rua Fosse Minha", composto por estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio de Edificações e Desenho de Construção Civil do IFMT Várzea Grande, realizará a primeira oficina de móveis para a ASSCAVAG neste sábado, dia 21 de setembro de 2019, no pátio do campus, das 08h00 às 12h00. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/oficina1seessaruafosseminha/.

  

Nesta primeira oficina, serão produzidos mobiliários feitos de materiais recicláveis, que serão, posteriormente, utilizados na intervenção da ASSCAVAG. Serão produzidos puffs de pneus, geloteca (biblioteca em uma geladeira velha) e mini pula-pula de pneu. A proposta priorizou o uso de materiais recicláveis com o objetivo de valorizar o ofício dos catadores de materiais recicláveis, bem como para promover a educação ambiental das pessoas que utilizarem a área.

Segundo Janaina Matoso, coordenadora do projeto, "precisamos muito de engajamento coletivo para que o projeto Se essa rua fosse minha se concretize!". "Participando da oficina, além de ajudar o Projeto e a ASSCAVAG, as pessoas aprenderão a confeccionar os mobiliários executados, que poderão ser reproduzidos posteriormente em suas casas, vizinhança... reverberando, assim, os efeitos da nossa extensão". Além disso, estarão presentes vários associados da ASSCAVAG, então, "será uma ótima oportunidade para que possamos aprender um pouco com esses importantes agentes ambientais da nossa cidade", explicou Janaina.

O grupo criou recentemente uma vaquinha solidária (para conhecer e doar: https://vaka.me/691276) para arrecadar doações e poder viabilizar as ações previstas junto à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande no Projeto Se Essa Rua Fosse Minha, que busca transformar a paisagem urbana através de pequenas intervenções em áreas públicas e em espaços privados que se voltem para essas áreas. Neste semestre, prevê-se que a construção das intervenções do projeto seja realizada através de oficinas e mutirões, nos quais todos estarão convidados, sobretudo a comunidade acadêmica do IFMT, famílias dos associados à ASSCAVAG e residentes das imediações dos locais de intervenção.

Segundo a Diretora do campus, Sandra Maria de Lima, esses projetos têm a capacidade de melhorar a sociedade, melhorar a vida das pessoas, para além do poder público. "Então, quer dizer, não é somente os governos que têm a obrigação de melhorar a sociedade, mas todo cidadão que estuda, que tem a vontade e que consegue", afirmou Sandra.

Sobre o Projeto

O Projeto Se essa rua fosse minha surgiu, inicialmente, com o objetivo (re)vitalizar e/ou (re)urbanizar espaços, tanto privados como públicos, de modo a tornar a vida dos moradores, usuários e transeuntes mais agradáveis. Em 2019 o projeto teve início com estudantes do 4° semestre de Edificações e 6° semestre de Desenho de Construção Civil, coordenado pela professora Janaina Matoso, com a parceria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande – ASSCAVAG, localizada no bairro periférico Jardim Eldorado (leia mais: Projeto de extensão em parceria com a ASSCAVAG revitalizará espaços públicos a partir de resíduos sólidos). 

Siga nossa Página do Instagram: @seessaruafosseminhaifvgd

LEIA MAIS: Projeto de extensão "Se Essa Rua Fosse Minha" pede a colaboração através de doações solidárias para implantar ações na ASSCAVAG 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT