início do conteúdo

Seminário da Literatura Infantil cumpre papel de disseminar autores regionais e contribuir com formação continuada de professores

Publicado por: Reitoria / 17 de Outubro de 2017 às 07:20

O I Seminário da Literatura Infantil em Mato Grosso, que aconteceu em Cuiabá, no início de outubro, cumpriu o papel de divulgar a produção infantil dos autores regionais, além de contribuir com a formação continuada dos professores e acadêmicos dos cursos de Licenciatura que atuarão na rede de educação básica. O evento.

O balanço positivo foi feito pelos coordenadores do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (PPGEn/IFMT), professor Geison Jader Mello (IFMT) e professora Cilene Maciel (UNIC).

“O papel das instituições de ensino é fomentar a pesquisa e os espaços de formação continuada. Assim, por meio das discussões e debates, construiremos um espaço mais efetivo de formação”, observou o professor Geison Mello.

Ele lembrou que o seminário foi pensado em homenagem aos 30 anos de literatura no estado. E tanto o IFMT como a UNIC encamparam esse projeto, “que se constituiu em um espaço de divulgação de obras e autores em Mato Grosso”.

A produção infantil em Mato Grosso, lembrou o professor, nasceu com a publicação da obra “As meninas e o sabiá”, de Maria das Graças Campos, em 1987. Desde então, há um crescente número de autores e obras sendo publicados.

O Coordenador do seminário, professor Epaminondas de Matos Magalhães, do PPGEn/IFMT, destacou que o evento foi uma forma clara de legitimar o campo literário infantil no estado, “uma vez que o público é o elemento chave para que autores e obras possam ser lidos. Precisamos 'gritar do quintal', ou seja, falar da nossa produção, deixar claro quem produz e quais obras são produzidas para as crianças no estado".

O evento contou com a participação de mestrandos, acadêmicos e professores da rede pública e privada, que vivenciaram experiências para a formação de leitores de literatura e ampliaram as discussões sobre a literatura infantil. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT