Seminário de Educação Física discute a perspectiva da BNCC

Publicado por: Reitoria / 29 de Novembro de 2018 às 13:16

A nova Base Nacional Comum Curricular e sua integração com a Educação Física foi o tema para a palestrante profa. Me. Luciane Gomes, da Universidade Federal de Mato Grosso que tem o Ensino Médio como foco de suas ações de pesquisa. A discussão foi em torno de políticas educacionais que formam o contexto da educação de forma geral e especialmente o Ensino Médio, entre eles a lei que constrói a compreensão de um novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Para a palestrante o IF serve de modelo : “Os IFs tem apresentado historicamente um modelo de Ensino Médio que tem dado certo. Não é à toa que tem sido bem sucedido nas suas avaliações como no ENEM e em avaliações em larga escala, então é um modelo que nós já temos e tem dado certo. Portanto, o papel do IF hoje nessas novas políticas é fundamental para apontar rumos e participar nesse contexto de uma nova política de educação para o Ensino Médio, tanto no sentido de resistir a retrocessos como de apontar caminhos e perspectivas para ações mais necessárias que atendam ao Jovem Sujeito”, disse Luciane.

Conforme a professora, ela buscou provocar os professores do IFMT por causa da importância da instituição: “a gente está frente a um contexto de reformas muito significativas, que alteram profundamente o sentido de educação e os sentidos do Ensino Médio. Então, o posicionamento dos professores de uma Instituição que tem oferecido a compreensão de um modelo que tem dado certo é importante, frente a essas reformas das legislações” .

(Fonte: Telma Aguiar - Campus Confresa)