início do conteúdo

Seminário do PDI: convergência de ideias na etapa preparatória para a construção nos campi

Publicado por: Reitoria / 21 de Junho de 2018 às 16:24

Um trabalho intensivo de diagnóstico e preparação das equipes dos campi para a construção do PDI, com a identificação de desafios e possíveis caminhos para os próximos cinco anos e o fortalecimento da identidade e da visão institucional.

Assim o reitor do IFMT, Willian de Paula, avaliou o Seminário de Planejamento Estratégico, realizado pela pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, com participação de 110 servidores, entre pró-reitores, diretores sistêmicos e representantes dos 19 campi, nos dias 19 e 20 de junho, em Cuiabá.

“Os grupos se envolveram e trouxeram uma conexão, uma convergência das ideias para alguns pontos comuns a todos e isso é sinal de que está havendo um olhar global. Às vezes acontece uma situação específica no campus, que pode interferir ou tem se repetido em outros campi e foi uma oportunidade de entender um pouco o que a comunidade enfrenta e anseia, já que as comissões são representações, mas já começamos a ter uma ideia do cenário atual e elaborar propostas exequíveis para os próximos cinco anos”, afirmou o reitor.

O planejamento realizado pelos grupos será compilado pela equipe da Prodin e as comissões locais farão, nos próximos 60 dias, um desdobramento desse trabalho envolvendo suas comunidades de origem na discussão e na construção do plano. Na fase diagnóstica a comunidade pode contribuir com sugestões pelo e-mail pdi@ifmt.edu.br

Para o pró-reitor João Germano Rosinke, o trabalho proposto foi realizado com êxito e agora inicia-se a próxima etapa de diagnóstico nos campi. “Foi um momento rico com o surgimento de diversos pontos que podem se tornar objetivos institucionais, nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Internacionalização, Infraestrutura, Tecnologia da Informação, Comunicação, entre outras. O passo seguinte é a aplicação da metodologia e ferramentas de planejamento estratégico nos campi. A Prodin e a comissão central farão uma visita em cada campus para dar o suporte necessário ao trabalho das comissões locais”, assegurou.

A chefe do Departamento de Administração e Planejamento do IFMT - campus Sorriso, Elisângela da Silva considerou o treinamento fundamental para preparar as comissões. “Tudo o que aprendemos será replicado lá na ponta. Eu tinha muitas dúvidas quanto aso uso da ferramenta SOWT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Oportunidades) que puderam ser sanadas aqui. A vivência nos preparou para minimizar os impactos lá no campus”, opinou. “Achei bem produtivo. Nosso desafio agora é captar os desejos da nossa comunidade”, completou o coordenador de T.I. do campus São Vicente, Osvaldo Martins.

O plano será escrito em outubro e submetido à consulta pública no site institucional para que as pessoas possam contribuir para a versão final. Em novembro será submetido à análise e aprovação do Conselho Superior da instituição.

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT