Setor de Digestibilidade e Metabolismo Animal será construído no Campus Alta Floresta

Publicado por: Campus Alta Floresta / 16 de Novembro de 2020 às 10:55

O IFMT - Campus Alta Floresta, informa que iniciou a obra de construção do Setor de Digestibilidade e Metabolismo Animal. O Setor de Digestibilidade do Campus funcionará em suas dependências, em uma estrutura construída especialmente para a recepção e criação de frangos de corte e galinhas postura.

Será composto por 48 gaiolas metabólicas para a contenção dos animais, o que trará uma capacidade de alojamento de aproximadamente 200 aves. Equipamentos de aquecimento, ventilação e refrigeração garantirão o bem estar dos animais durante todo o processo criatório.

O Setor de Digestibilidade tem como finalidade desenvolver as possibilidades de pesquisa do Campus, entre elas: a avaliação do potencial de utilização de novos ingredientes e co-produtos da indústria local na alimentação das aves, além da investigação dos possíveis benefícios da inclusão dietética de diferentes aditivos e suplementos sobre parâmetros de desempenho produtivo, qualidade de carne e de ovos, digestibilidade da ração, metabolismo de nutrientes e aspectos gerais de saúde e bem estar dos animais.

O planejamento de experimentos, a condução dos ensaios e a análise dos resultados de pesquisa contribuirão para a formação de excelência dos alunos. Além disso, os resultados de pesquisa gerados no setor poderão trazer respostas e soluções importantes às demandas da avicultura moderna, contribuindo para a melhoria dos índices produtivos dos plantéis e para a sustentabilidade da atividade.