É amanhã Show do Coral IFMT-VG que explora sons e ritmos de várias partes do planeta

Publicado por: Reitoria / 5 de Outubro de 2018 às 14:17

Neste sábado (06), o Coral IFMT Campus Várzea Grande apresenta seu novo show "Na volta que o mundo dá", um espetáculo que propõe uma aventura por repertórios pouco conhecidos, fazendo uma divertida volta ao mundo. O concerto será às 20 horas, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

A direção musical é de Gabriel Levy e Liza Paro, que comandou o ensaio final antes da apresentação, na manhã desta sexta-feira (05), no palco do teatro.

Para a diretora do IFMT Campus Várzea Grande, Sandra Maria de Lima, a arte é um componente importante de cidadania e solidariedade na formação dos alunos.

“Na perspectiva de educar para a vida e para o trabalho nosso campus valoriza a arte e um dos pontos fortes dessa valorização é o coral, que abrilhanta os momentos especiais do campus, do IFMT e da sociedade, participando de eventos dentro e fora da instituição. O coral tem colaborado com a formação cidadã, solidária, dos alunos, dos servidores e levado arte e cultura gratuitamente a um público estimado em 3.500 pessoas por ano”, destacou a diretora.

A escolha da temática do show, segundo a maestrina Liza Paro, se deu a fim de explorar outras sonoridades, “viver a experiência de estar na cultura do outro através da música e pelo próprio desafio que essas diferentes sonoridades nos proporcionaram e nos obrigaram a superar”.

“A música permite que a gente seja daquele lugar, experiencie ser um cubano, um haitiano, um irlandês... Não foi simples de fazer porque tive que construir uma sonoridade que não é minha. E, justamente por ser tão diferente é que é tão rico, porque você vai de um universo a outro. Então, tem muita riqueza ali. Imagina como um adolescente vai sair de uma experiência como essa?!”, explicou Liza.

Arte e Extensão - O Coral IFMT-VG iniciou suas atividades em outubro de 2016 e, desde então, vem desenvolvendo um trabalho significativo tanto no aspecto artístico como social, envolvendo alunos, servidores e comunidade. O grupo realizou apresentações em importantes eventos da Instituição, além de Saraus Culturais, Formaturas, entre outros.

Atualmente, conta com 57 cantores e, desde a sua formação, está sob a direção e regência da maestrina Liza Paro. O Coral IFMT-VG é um projeto de extensão do campus que se propõe a realizar uma atividade constante de integração e aproximação não só entre os alunos e servidores, mas também do IFMT com a comunidade, tendo como característica marcante a execução de música popular brasileira e de peças de diversas culturas de todo o mundo.

Diversidade cultural e musical - O Show "Na Volta Que o Mundo Dá" traz em seu repertório um pouco da ampla diversidade musical e cultural com seus múltiplos ritmos e sonoridades existentes em várias partes do planeta. O espetáculo conta com participações especiais de Helen Luce Campos (voz), João Beraldo (guitarra), Grazielle Souza (Flauta transversal e sax soprano) e Tony Maia (trompete), e dos(as) músico(as) convidados(as) Gabriel Levy (acordeom), Juliane Grisólia (percussão), Daniel Baier (percussão) e Jhon Stuart (baixo e piano).