Soldados do 14° CIBM realizam capacitação em atendimento pré-hospitalar para servidores do IFMT Juína

Publicado por: Campus Juína / 29 de Agosto de 2017 às 14:43

Soldados do 14° CIBM (companhia independente de bombeiro militar) ministraram na semana passada a 1ª capacitação em atendimento pré-hospitalar para professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso campus Juína.

Foram abordados diversos assuntos: Avaliação clínica, atendimento a vítima de perfuração por arma branca, arma de fogo, atendimento a múltiplas vítimas (metodo start), PHTLS, crise convulsiva, doença do século (depressão), ferimento ocular, Noções de Enfermagem, Emergência clínicas e traumáticas, protocolo de (RCP) reanimação cardiopulmonar, reação alergica, american heart association, Queimaduras, Animais Peçonhentos, Fraturas e Hemorragias e treinamentos práticos ao término das aulas teóricas.

Foi passado também como funciona o sistema de urgência e emergência em ação integrada com a polícia militar, bombeiros, Serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU), concessionária de energia elétrica, polícia civil, defesa civil, etc.

De acordo com o soldado Barros a oportunidade de levar essa capacitação aos servidores do IFMT é “importante, pois trata-se de servidores que lidam com grande concentração de alunos todos os dias, e após o treinamento estão aptos a agir em qualquer situação de emergência e também auxiliar as equipes de resgate até que elas cheguem ao local da ocorrência, agindo da maneira correta, sempre visando preservar a vida.”

O diretor Geral do campus Juína, professor João França destacou que “ações que visam a segurança dos servidores e alunos são prioridade, é importante que a equipe de funcionários do IFMT estejam preparados para as mais diversas situações que possam vir a acontecer no dia a dia.”

A capacitação bem como os treinamentos práticos foram ministrados pelo soldado Barros com o auxílio do soldado Alex, ambos integrantes da equipe do 14° CIBM de Juína.

IFMT - Campus Juína / Luiz Pereira da Costa Junior