TERMITER: IFMT realiza primeiro depósito de patente com invento desenvolvido no Campus Cáceres

Publicado por: Reitoria / 6 de Novembro de 2015 às 12:46

Um dispositivo para detecção de atividade de cupins desenvolvido por pesquisadores do Campus Cáceres é o primeiro depósito com pedido de patente realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O pedido de depósito de patente foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Denominado 'Termiter' a invenção de autoria do professor Alexandre dos Santos junto com os acadêmicos de Engenharia Florestal do IFMT Cáceres, Jessica dos Santos, Karyna da Silva, Nubia da Silva, Sarah Ladeia e Wezile Nunes apresenta baixo custo, fácil interpretação de resultados e manuseio e pode ser aplicada para detecção de cupins em gramados, jardins, áreas urbanas e cultivos agrícolas e florestais.

"Os inventos existentes no mercado para detecção da atividade de cupins são dispositivos eletrônicos com custo mínimo de 5 mil dólares, enquanto nosso invento, baseado em uma reação química colorimétrica com a mesma finalidade, tem custo de produção de R$ 4,50 à unidade", explica o professor.

A equipe está desenvolvendo protótipos de testes do produto que serão distribuídos gratuitamente para empresas interessadas. Em caso de comercialização do produto, um percentual dos recursos gerados serão revertidos para a instituição e os pesquisadores.

Para o professor Alexandre dos Santos, além de contribuir com o mundo do trabalho apresentando resultados aplicáveis de pesquisa, a inovação tecnológica e a possibilidade de registro de patente traz estímulos à vida acadêmica e fortalece à instituição.

"A obtenção da patente representa para o pesquisador uma grande vantagem em seu Lattes para a aprovação de projetos juntos as agências de fomento à pesquisa, facilitando o processo de obtenção de recursos para a instituição. Isso garante o fortalecimento do Campus Cáceres e do IFMT no cenário nacional de pesquisa e inovação", destaca.

O diretor-geral do IFMT Cáceres, Professor Milson Evaldo Serafim, avalia o primeiro depósito de patente como um marco histórico para todo o IFMT e destaca a contribuição dos pesquisadores do Campus Cáceres no fomento à inovação tecnológica.

“É uma grande conquista para o IFMT e marca o pioneirismo do nosso campus no âmbito da inovação tecnológica. Além de ser contribuição de relevância para a pesquisa científica e para o setor florestal, o depósito de patente representa outro grande ganho para o Campus que é o efeito multiplicador desta iniciativa, com o estímulo aos servidores e alunos para desenvolver novos trabalhos”, afirma Serafim.

Assessoria de Comunicação/Campus Cáceres/IFMT com informações da Ascom/Reitoria/IFMT