Troca de experiências marcou o 2º Fórum de Relações Internacionais

Publicado por: Reitoria / 21 de Outubro de 2017 às 10:45

O 2º Fórum de Relações Internacionais ocorrido nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT) foi marcado por intensa troca de experiências de internacionalização: no primeiro dia, a comitiva do IFMT que esteve recentemente na China, fez um relato da viagem e respondeu às dúvidas dos estudantes; a professora Areta Ulhana Galat, orientadora do Education USA, entidade representante de mais de 4 mil universidades americanas e com um de seus 33 escritórios no país funcionando dentro do IFMT, falou sobre oportunidades de intercâmbio e apresentou, de forma descontraída, sua experiência pessoal nos Estados Unidos.

No segundo dia, a professora Areta Galat voltou a falar para o público presente sobre empreender fora do País, ela orientou quais são os passos para se conseguir um intercâmbio, as instituições que fornecessem bolsa de estudo, entre outros. Logo em seguida, a estudante do curso de Biocombustíveis do Campus Cáceres, Mayara Full, contou sua experiência de intercâmbio nos Estados Unidos e agora no Canadá, onde está estudando.

“Existem inúmeras oportunidades acadêmicas de aperfeiçoamento naquele país através das universidades e do próprio governo americano, que disponibiliza, por exemplo, um fundo chamado ‘Cem mil unidos’, por meio do qual as universidades podem submeter seus projetos para receber recursos do governo americano”, detalhou Areta.

Abordando questões relativas à identidade cultural pessoal e de nação e propondo um olhar mais amplo das dimensões culturais e suas diferenças, a orientadora deu dicas para desenvolver a chamada competência intercultural e, assim, aproveitar melhor a experiência fora do país. A competência intercultural, segundo Areta, é fundamental para alcançar êxito em um programa de intercâmbio.

O objetivo maior é preparar esse acadêmico para ser um cidadão global. “Quando alguém participa de um programa vai interagir com as pessoas daquele país. É importante ajustar-se à cultura e à sociedade e participar física e emocionalmente dos eventos sociais e atividades educacionais. Dessa forma é possível construir uma confiança e familiaridade e reduzir as barreiras culturais”.

Outros recursos valiosos apontados foram ter um bom conhecimento do inglês e dominar os hábitos e costumes americanos para aproveitar as oportunidades de interação social e conhecimento trazidos pela experiência.

Durante o Fórum também foi anunciada, pela diretora de Relações Internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, a criação de um núcleo de relações internacionais do estado de Mato Grosso, englobando a UFMT, o IFMT, a Unemat e o governo do estado, com o propósito de integrar e potencializar as ações de internacionalização.

A secretária de relações internacionais da UFMT, Irene Cristina de Mello ressaltou a importância de fortalecer os laços institucionais. “Poderemos desenvolver ações internacionais em parceria, trabalhar em projetos e objetivos comuns que contribuam para atender as necessidades do estado”, argumentou a professora Irene.