TRT-MT leva orientações sobre trabalho seguro para alunos do IFMT-Sinop

Publicado por: Reitoria / 4 de Dezembro de 2015 às 11:44

Para encerrar as atividades do mês de novembro, estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso de Sinop assistiram nessa segunda-feira (30) uma palestra sobre Trabalho Seguro. A iniciativa é fruto de uma parceria da instituição com o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT).

Ministrada pelo coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin23), juiz Paulo Brescovici, a palestra foi realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a presença de alunos dos cursos de Técnico em Comércio e Auxiliar em Recursos Humanos do IFMT. Também participaram do encontro alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), alunos de segurança do trabalho da Secretaria do Estado e Ciência e Tecnologia (Secite) e membros da comunidade.

Durante o bate-papo foram abordados temas relacionados à segurança no trabalho e a necessidade dos trabalhadores serem sempre cuidadosos e atentos, não importando a profissão.

Os alertas foram ilustrados com imagens de acidentes, destacando a importância da prevenção. O objetivo é conscientizar para a identificação de riscos que podem ser evitados ou diminuídos na atuação em qualquer área. Para isso os alunos aprenderam sobre a importância da atenção e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a refletir sobre as causas e soluções para os acidentes de trabalho.

Parceria

As palestras nos campi do IFMT são resultado da parceria firmada entre o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Getrin23 e a instituição de ensino para desenvolver ações do projeto Trabalho Seguro. A parceria tem como objetivo levar o projeto, desenvolvido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenado em Mato Grosso pelo Getrin23, a professores, alunos e toda a comunidade estudantil atendida pelo IFMT.

A última palestra do ano será realizada no dia 09 de novembro no IFMT de Alta Floresta. Essa parceria já promoveu palestras em Diamantino, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Sorriso, Primavera do Leste e Sinop.

Criado em 2012, o Getrin23 é o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 23ª Região da Justiça do Trabalho (com jurisdição em Mato Grosso), vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e criado com base na Resolução 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. O Getrin 23 é presidido pelo TRT de Mato Grosso e formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas.

Sinara Alvares - TRT/MT