Universidades públicas de Mato Grosso realizam II Encontro do Fórum Permanente

Publicado por: Reitoria / 26 de Junho de 2017 às 11:26

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) organizam o 2º Encontro do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior de Mato Grosso. Com um novo olhar sobre a gestão compartilhada, a reunião de trabalho da administração superior das três instituições acontecerá no dia 7 de julho, em Cuiabá.

Instituído em fevereiro de 2015, o Fórum Permanente visa, a partir de uma definição de políticas públicas na área da educação, fomentar o desenvolvimento do Estado. Neste segundo encontro, a proposta é alinhavar a construção de um planejamento estratégico conjunto das três instituições com foco na pesquisa, extensão, ensino e relações institucionais e internacionais.

A expectativa é romper as fronteiras e congregar esforços na construção de projetos estratégicos comuns. Além disso, representa uma oportunidade de fortalecer e reafirmar o papel do Fórum Permanente, cujo foco é o avanço da pesquisa, da extensão e da formação qualificada por meio do ensino de graduação e dos programas de pós-graduação, assim como estreitar os laços de solidariedade e de gestão entre as três instituições.

A estrutura de organização da reunião de trabalho foi discutida pelas três instituições e sistematizada por um grupo multidisciplinar. As equipes das três instituições serão distribuídas em quatro grupos de trabalhos, de acordo com os seguintes eixos temáticos: pesquisa, extensão, ensino e relações institucionais e internacionais. De forma integrada, irão identificar e mapear as atividades individuais e colaborativas. Ao término dos trabalhos, será redigido um documento e encaminhadas as deliberações dos grupos. A Carta Pública do Fórum Permanente será distribuída às autoridades públicas e da sociedade civil.

A estratégia adotada pelo Fórum Permanente é realizar um rodízio das entidades anfitriãs. O primeiro foi realizado em Cáceres, município do Câmpus sede da Unemat. O IFMT será a próxima instituição sede do encontro.