Veículo auxiliará na formação de técnicos na Agricultura Familiar para suprir carência do município de Nova Ubiratã

Publicado por: Campus Sorriso / 5 de Maio de 2021 às 09:04

Na tarde de sexta-feira (30), o Campus Sorriso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) recebeu a cessão de um veículo utilitário, do tipo picape, que auxiliará no desenvolvimento do projeto de ensino intitulado Formação de Técnicos em Agropecuária para Estruturação da Agricultura Familiar e Inclusão Socioprodutiva do Pequeno Produtor Rural de Nova Ubiratã-MT.

A iniciativa foi selecionada para financiamento pela Fundação Banco do Brasil (FBB), por meio de edital de seleção pública de Projetos de Inclusão Socioprodutiva (PIS).

A proposta submetida e aprovada prevê que o IFMT Sorriso oferte uma turma do curso Técnico em Agropecuária, com 40 vagas gratuitas, em Nova Ubiratã. Além disso, haverá prestação de assistência técnica a agriculturores familiares da região. Ambos os municípios estão localizados na região norte do estado e distantes um do outro cerca de 85 km.

À Fundação Uniselva coube a aquisição do veículo e a resolução dos expedientes burocráticos envolvidos no processo. A entidade celebrou convênio de cooperação financeira com a FBB para apoiar o projeto, ficando responsável pelo gerenciamento administrativo e financeiro do mesmo.

A retirada do veículo foi feita pelo coordenador da iniciativa, professor Claudir Von Dentz, em concessionária da capital mato-grossense.

Na ocasião, ele explicou que o veículo será utilizado para transporte do corpo docente do IFMT Sorriso para Nova Ubiratã, bem como para realização das aulas de campo do curso.

"Nós estamos a mais de 80 quilômetros da localidade onde o projeto será executado e o Campus Sorriso não possui veículos suficientes para atender essa demanda. Esse que estamos recebendo hoje será importante para o deslocamento semanal dos profissionais do IFMT para Nova Ubiratã, todas as sextas-feiras, além do transporte dos equipamentos utilizados nas aulas práticas e no assessoramento técnicos aos produtores familiares daquela região", destacou o professor.

Curso

Dentz adiantou que o edital do processo seletivo de alunos está em fase final de elaboração e deve ser publicado no mês de maio.

O curso será realizado na modalidade subsequente, ou seja, os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio. Também será preciso comprovar vínculo com a agricultura familiar, uma vez que o público-alvo são produtores rurais e seus filhos.

A formação terá duração de dois anos e carga horária de 1,3 mil horas.

"Será um curso prioritariamente prático com uma série de disciplinas, que vão das diferentes culturas à gestão da propriedade, ministradas por profissionais qualificados de diversas áreas para orientar os produtores daquela região, com objetivo de que todo sistema produtivo seja mais qualificado e com valor agregado", pontuou Dentz.

Demanda

A demanda de formação profissional de nível técnico e assistência técnica especializada em agricultura familiar foi apresentada ao IFMT Sorriso pela Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã.

O município possui aproximadamente 1,2 mil famílias de produtores familiares, sendo 950 distribuídas em lotes de quatro projetos de assentamentos rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e 250 famílias de pequenos produtores rurais tradicionais.

Essas 1,2 mil famílias representam 30% da população de Nova Ubiratã, cerca de 11.200 habitantes.

Um outro veículo do tipo picape está em fase de aquisição pela Fundação Uniselva para o projeto. Esse segundo veículo será destinado à Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), parceira da ação e responsável pela parte de assistência técnica especializada.

texto e imagens:
Maicon Oliveira/ Assessoria de Comunicação - Fundação Uniselva.