UAB abre 720 vagas para cursos superiores a distância – Editais 067 e 075/2018

Publicado por: Reitoria / 1 de Agosto de 2018 às 14:13

Foram lançados nesta terça-feira, (31/07) dois editais totalizando 720 vagas para cursos superiores a distância nas áreas de Química, Matemática e Pedagogia (EPT) em 10 Polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

No período de 02 a 15 de agosto de 2018 estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2018/2 dos Cursos Superiores de Graduação na modalidade à distância – Edital 067/2018, com ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2018. Serão ofertadas 504 vagas para as Licenciaturas em Química e Matemática, distribuídas nos seguintes Polos de Apoio Presencial da UAB: Barra do Bugres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Xavantina, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Ribeirão Cascalheira e Sorriso.

No mesmo período, também estarão abertas as inscrições para o Vestibular 2018/2 do Curso Superior de Graduação Licenciatura em Pedagogia (EPT), em rede, na modalidade a distância – Edital 075/2018, também com ingresso no segundo semestre do ano letivo de 2018. Serão ofertadas 216 vagas, distribuídas nos Polos da UAB de Cuiabá, Juara, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira.

O candidato deverá preencher todos os itens do formulário de inscrição e do questionário socioeconômico, disponibilizados no endereço https://selecao.ifmt.edu.br/. O questionário tem por objetivo a obtenção do perfil dos inscritos, a fim de subsidiar as políticas institucionais do IFMT e não terá interferência na classificação dos concorrentes. Após preencher o questionário eletrônico, é necessário imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 50,00 obrigatória para os que não forem contemplados pela Lei nº 12.799, de 10 abril de 2013.

Caso o candidato cometa algum erro ao preencher o cadastro, poderá solicitar a correção dos dados até as 16h do dia 20 de agosto de 2018 (segunda-feira), através do preenchimento do formulário e de documento comprobatório a ser enviado ao Departamento de Políticas de Ingresso, pelo endereço eletrônico proen.dpi@ifmt.edu.br.

O candidato terá o período de 02 a 15 de agosto para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição.

No dia 24 de agosto de 2018, o IFMT disponibilizará a confirmação de inscrição, contendo o nome do candidato, o número da inscrição, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, no endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/.

Prova - A prova para os cursos superiores de graduação do Edital 067/2018 será realizada no dia 02 de setembro de 2018, nas seguintes cidades, dentre as quais o candidato deverá optar no ato da inscrição: Barra do Bugres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Xavantina, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Ribeirão Cascalheira e Sorriso. Na mesma data será realizada as prova do Edital 075/2018 nas cidades de Cuiabá, Juara, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste e Ribeirão Cascalheira.

O resultado do Processo Seletivo 2018/8 será classificatório/eliminatório, e as chamadas obedecerão à ordem decrescente de classificação, ou seja, da maior nota para a menor de acordo com a modalidade (cotas ou ampla concorrência) pela qual o candidato optou no ato da inscrição.

O gabarito da prova objetiva será divulgado até as 12 horas do dia 3 de setembro, no site do IFMT https://selecao.ifmt.edu.br/. No dia 17 de setembro, até as 12 horas, serão divulgadas dez listas, sendo uma dos candidatos da listagem geral que foram aprovados e os excedentes no processo seletivo 2018/2; e nas outras nove listas constarão os nomes dos candidatos aprovados e os excedentes que se inscreveram como cotistas (reserva de vagas), por curso e turno.

Após a publicação do resultado oficial, a Diretoria de Políticas de Ingresso disponibilizará aos coordenadores dos Polos ofertantes das vagas a relação dos candidatos aprovados, classificados (excedentes), desclassificados e eliminados, para que a coordenação proceda às matrículas, que serão efetuadas na Secretaria Geral de Documentação Escolar do Polo ao qual concorreu a vaga.

Matrícula - A matrícula deverá ser efetuada pelo candidato, pessoalmente. Se o candidato for menor de 18 anos, a matrícula deverá ser efetuada pelo responsável legal ou por seu mandatário com procuração simples (com firma reconhecida em cartório), munido de Documento de Identificação. Caso o candidato seja maior de 18 anos e não puder comparecer para efetivar a matrícula, esta poderá ser feita por mandatário com procuração simples (com firma reconhecida em cartório).

As matrículas da 1ª chamada (Aprovados) serão realizadas de 18 a 21 de setembro, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Se houver vagas não preenchidas e candidatos classificados, após a matrícula da 1ª chamada, para qualquer uma das dez listagens, o coordenador do Polo IFMT ofertante das vagas encaminhará ao e-mail  lista.processoseletivo@ifmt.edu.br o nome dos candidatos matriculados de cada curso/turno, para que seja publicada a relação dos classificados para a 2ª chamada e as chamadas subsequentes, se houver.

Caso ocorra, a 2ª chamada será divulgada até as 17h do dia 25 de setembro, por meio do endereço eletrônico https://selecao.ifmt.edu.br/, e a matrícula será realizada nos dias 26, 27 e 28 de setembro.

Caso ocorra, a 3ª chamada será divulgada até as 17h do dia 1º de outubro e a matrícula será realizada nos dias 02 e 03 de outubro. Caso ocorram 2ª e/ou mais chamadas, o procedimento para preenchimento das vagas será o mesmo adotado na 1ª chamada para as dez listagens constantes do Edital.

Para mais informações sobre os processos seletivos acesse os Editais 067/2018 e 075/2018, em anexo.