Vida de servidora aposentada do IFMT Cáceres inspira vídeo-homenagem às mulheres em projeto da Assembleia Legislativa de MT

Publicado por: Campus Cáceres / 9 de Março de 2021 às 17:09

Projeto Mulheres de (re)Existência: Maria das Dores Ramos Lopes da Silva

Em referência ao Dia Internacional da Mulher, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do Projeto Mulheres de (re)Existência  publicou vídeo-homenagem à quilombola Maria das Dores Ramos Lopes da Silva (66 anos), servidora aposentada do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo. Cotinha como é carinhosamente conhecida atuou por mais de 30 anos na instituição, desde a fundação da Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

“Auxiliar de cozinha, cozinheira, merendeira, quituteira. Alimentou pessoas para fazer crescer os seus. Uma alquimista que transforma ingrediente em sabor, comida em amor, possibilidades em realidades”, diz trecho sobre Maria das Dores.

O projeto desenvolvido pela Assembleia Social da AL registra crônicas e fotografias de seis mulheres de comunidades tradicionais de Mato Grosso quilombola, indígena, pantaneira e mulher do campo. Com concepção e texto da diretora da AL Social, Daniella Paula Oliveira e ensaio fotográfico da fotojornalista da equipe, Karen Malagoli, o material convertido em vídeo foi dirigido pelo cineasta Luiz Marchetti.

Na voz e interpretação da cantora Estela Ceregatti, a crônica sobre Maria das Dores fala de resistência, da herança cultural e manifestação de fé das festas de santos em Vila Bela, da arte de cozinhar, da luta por sobrevivência, dos filhos que ela perdeu antes de nascer, da educadora e mãe que se constituiu, do amor pela escola.

“Seus filhos perdidos foram fragmentados em todos os alunos da tão amada escola, cujos 30 anos de dedicação fizeram nela células motoras em seu ser”, diz trecho do texto.

O material está disponível nas redes sociais da Assembleia Legislativa no endereço https://youtu.be/YRRcfFFlWEc com exibição também na TVAL.  A previsão do projeto é realizar exposição e lançamento de livro com crônicas e fotos das personagens.