Vinício Mendes Roberto: aluno do IFMT campus Campo Novo do Parecis é aprovado na USP

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 30 de Março de 2021 às 10:29

O aluno do Ensino Médio Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Campo Novo do Parecis, Vinício Mendes Roberto, de apenas 17 anos, foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP) e vai cursar Engenharia Elétrica com ênfase Eletrônica e Sistemas Computacionais.

Vinício ingressou no IFMT campus Campo Novo do Parecis no ano de 2018, após ser aprovado em primeiro lugar no processo seletivo da instituição.

Com as esperanças renovadas, sabia que seu ingresso no IFMT lhe traria novas oportunidades e aproveitou. “Eu me tornei um jovem muito mais curioso e proativo. Com as disciplinas técnicas de informática pude relembrar o quanto gostava de tecnologia e de criar novas coisas. Então, a partir de todos os desafios que vivenciei no IFMT pude adquirir a perseverança e a garra necessária para correr atrás do meu sonho, que hoje é me tornar Engenheiro de Computação”, compartilha.

Mesmo em meio à pandemia, que acarretou na suspensão das aulas presenciais, não desanimou e foi em busca de seus objetivos. “Foi uma jornada muito instável e cheia de altos e baixos, porém com a adaptação necessária, consegui retomar meu foco, absorver o que era passado pelo IFMT e manter minha organização de estudos à parte”, disse.

Assim, depois de uma maratona de provas e estudos, o resultado do vestibular, divulgado na manhã da última segunda-feira, 29 de março, fez a alegria do aluno, que obteve um desempenho de destaque em uma das principais universidades públicas do país, a Universidade de São Paulo (USP). “Ver meu nome na lista dos aprovados foi uma mistura de sensações boas, mas acima de tudo gratidão a Deus e a todos que me apoiaram”, confessou contente.

Para Vinício, essa conquista representa muito mais que uma vitória pessoal. “Considero o início de uma nova jornada. Será um novo ciclo. Todo aprendizado que tive até aqui me faz ter a certeza que estou preparado para dar o meu melhor na Universidade de São Paulo”, falou.

É por isso que ele agradece os professores do IFMT campus Campo Novo do Parecis. “Todos os professores são excepcionais e eu agradeço muito a todos porque mudaram o meu futuro” diz emocionado.

Dessa história toda fica o aprendizado que nada é impossível. Como o próprio Vinicio disse, “sonhe, planeje como alcançá-lo e confie no fato de que todos os dias o comprimento do plano te levará ao resultado. Foi meu lema, então é isso, confie em vocês mesmos e mantenham o pensamento positivo, que no final dá certo”.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis