início do conteúdo

MULHERES MIL

O QUE É?

O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, em que mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. O programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal. Ele foi instituído pela Portaria do MEC nº 1.015, do dia 21 julho de 2011, publicada no Diário Oficial da União do dia 22 de julho, seção 1, página 38. 

MULHERES MIL NA REITORIA

A reitoria do IFMT tem uma equipe de trabalho que auxilia a execução do PRONATEC nos campi e que também auxiliará a execução do MULHERES MIL, tendo em vista que esse programa será financiado pelo PRONATEC, exercendo as seguintes atividades:

Representar a execução do MULHERES MIL no IFMT para a reitoria, a SETEC, em reuniões e etc;

Manter contato com os parceiros demandantes;

Prestar orientações aos campi;

Padronização de documentos utilizados no PRONATEC e no MULHERES MIL/IFMT;

Descentralização de recursos aos campi;

Registro no Sistema de Assistência a Programas e Projetos Educacionais na Internet - SAPENET dos cursos pactuados e aprovados para provimento de recursos do FNDE;

Padronizar processos de pagamento de bolsas;

Colaborar com licitações (alimentação, uniformes, material escolar, material de expediente e seguro de estudantes);

Capacitar os campi para a execução do PRONATEC e do MULHERES MIL;

Fiscalizar a execução do PRONATEC e do MULHERES MIL nos campi.

 

MULHERES MIL NOS CAMPI DO IFMT

O IFMT é composto de 15 campi e cada campus tem uma Gestão Local para desenvolver as atividades do Programa MULHERES MIL executando as seguintes funções:

- Realizar o diagnóstico socioeconômico, estudo de demanda de cursos para a comunidade;

- Propor e pactuar cursos no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC;

- Desenvolver as atividades do Programa Mulheres Mil de acordo com as orientações do Guia Metodológico do Programa MULHERES MIL;

- Executar, Avaliar, Acompanhar os cursos aprovados pelos parceiros demandantes por meio do SISTEC;

- Prestar esclarecimentos a comunidade local sobre o MULHERES MIL em seu devido campus;

- Selecionar, Avaliar, Acompanhar e Realizar os pagamentos de seus colaboradores MULHERES MIL;

- Prestar atendimento as auditorias seja do MEC, FNDE, órgãos de controle (AUDIN, CGU, TCU) ou da reitoria do IFMT.


PACTUAÇÕES

Pactuação 2011: O IFMT iniciou sua participação no Programa Mulheres Mil em 2011 por meio da Chamada Pública MULHERES MIL 2011 em que os Campi Bela Vista, Cáceres e Confresa pactuaram suas propostas, obtiveram aprovação e executaram as atividades propostas.

Pactuação 2012: Através da Chamada Pública MULHERES MIL 2012, o IFMT ampliou sua participação no programa por meio dos Campi Juína, São Vicente e Sorriso que pactuaram suas propostas, obtiveram aprovação e executaram as atividades propostas.

Pactuação 2013: A partir de 2013 o Programa MULHERES MIL começou a ser financiado pelo PRONATEC, sendo possível às Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica executarem via Lei Orçamentária Anual - LOA como anteriormente ou somente pelo PRONATEC. As pactuações são efetuadas pela Gestão Local do MULHERES MIL presente em cada Campus e realizadas por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica - SISTEC a partir do segundo semestre de 2013, tendo como demandante principal, a nível de governo federal, a Secretaria de Políticas para Mulheres.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT