Estudantes do IFMT Cáceres participam das Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais

Publicado por: Campus Cáceres / 2 de Dezembro de 2022 às 15:00

Nesta sexta-feira (02/12), estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo realizaram a prova da primeira fase das Olimpíadas de Matemática das Instituições Federais, OMIF.  As provas estão sendo aplicadas em todo país até sábado (03.12) para estudantes inscritos na OMIF, do ensino técnico integrado ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A segunda fase da OMIF será realizada entre os dias 19 e 21 de maio de 2023 no Instituto Federal do Ceará, IFCE, em Fortaleza (CE).

De acordo com o coordenador local da OMIF em Cáceres, professor do IFMT, Willian dos Santos Rodrigues, nesta edição de 2022, o campus está sendo representado por 24 estudantes.  O primeiro lugar do campus na prova da primeira fase já terá vaga garantida para a segunda fase da Olimpíada em Fortaleza.

“Para os demais estudantes participantes do nosso campus na OMIF, a aprovação para a 2ª fase dependerá da nota de corte nacional”, explica Rodrigues.

“A Matemática está em tudo”

Instituída em 2018 como agenda de comemoração dos 10 anos de criação dos Institutos Federais, a OMIF tem entre os objetivos estimular o interesse pela matemática, promover a inclusão, a acessibilidade e a interação de culturas diversas, aproximando estudantes das várias regiões do país com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

Com o tema “A Matemática está em tudo”, as provas envolvem questões da matemática do ensino básico também abordadas na perspectiva de outras áreas do conhecimento, tais como outros componentes das ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas e linguagens.

IFMT Cáceres na OMIF 2021

No ano passado, o IFMT Cáceres ficou em segundo lugar no Brasil em número de estudantes participantes na OMIF. Ao todo 91 estudantes do campus foram para a segunda fase das olimpíadas que ocorreu no formato virtual e destes, dez estudantes do campus se destacaram com a conquista de menção honrosa.

No IFMT Cáceres, a participação de jovens estudantes do campus em Olimpíadas de Matemática é estimulada por meio do Projeto de Ensino: Curso Preparatório para Olimpíadas de Matemática. Coordenado por Willian dos Santos Rodrigues, o projeto envolve docentes da área da matemática do campus nas atividades de mobilização, orientação e formação dos estudantes para a participação na OMIF e na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).