Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Avançado Diamantino analisam quadro natural em aula de campo

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 4 de Maio de 2022 às 09:06

Nos dias 30 de março e 01 de abril, acadêmicos do 7º semestre do curso superior de Licenciatura em Ciências Biológicas realizaram uma aula de campo na Borda do Planalto do Parecis e na Cabeceira da Depressão do Alto Paraguai no município de Diamantino - MT, sob supervisão do professor coordenador Gilmar Vitalino Dias. Divididos em três equipes, os alunos realizaram a identificação e o registro fotográfico das feições geológicas e geomorfológicas dos locais visitados. A atividade é parte do conteúdo da disciplina de Geologia.

Na aula de campo, os alunos tiveram oportunidade de observar os elementos geológicos e geomorfológicos da paisagem, o que possibilitou a identificação dos recursos naturais disponíveis e/ou utilizados no município de Diamantino.

No primeiro dia de aula de campo os acadêmicos visitaram a Borda Centro-Sul do Planalto do Parecis no interflúvio das bacias: Córrego da Mata Grande e Córrego do Macaco, onde analisaram a dissecação fluvial com recuo de cabeceira do anfiteatro; visitaram também a margem do Córrego do Caju; o entorno da Igreja São Cristóvão, que conta com o afloramentos e depósitos litoclásticos basálticos; a Empresa Minervale; a Torre da PRF na cabeceira da bacia do rio Diamantino; a estrada vicinal com exposição de estrutura sedimentar e a Pedreira abandonada da Sanches Tripoloni.

No segundo dia conheceram a Bacia do Ribeirão do Ouro e a Cabeceira da Depressão do Alto Paraguai; o Pátio da Catedral de Diamantino para as observações das unidades geomorfológicas e contatos geológicos; a Linha de Crista da Cuesta e afloramentos rochosos; os blocos de rochas da Formação Diamantino com registros de marcas de ondas (Ripple Marks); fundo do Vale do Ribeirão do Ouro e por fim, a Calha do Ribeirão do Ouro com dissecação fluvial e morfogênese da paisagem.

Para o Prof. Me. Gilmar Vitalino Dias, a realização do trabalho de campo da disciplina de Geologia foi um momento especial, pensado e planejado para compartilhar com os estudantes suas observações, análises e interpretações de modelos científicos sobre o Quadro Natural do município de Diamantino e o entorno regional.

“O desafio da proposta, foi apresentar um olhar integrado dos fatores naturais responsáveis pela gênese da paisagem, dando ênfase à dinâmica geológica, geotectônica e geomorfológica. Cabe destacar a relevância e diversidade da paisagem local, com transições marcantes entre a Província Serrana, Depressão do Alto Paraguai e o Planalto do Parecis, divisor hidrográfico das maiores bacias da América do Sul: Amazônica e Prata. Ecótono da cobertura vegetal entre os biomas do Cerrado e Amazônico, e, formações geológicas do Quaternário ao Proterozóico”, destacou o professor.

Para a acadêmica, Gabrieli Dellani Barbacovi, a aula de campo foi uma ótima experiência pois proporcionou a vivência prática dos conteúdos já estudados, além de reforçar a atenção e a valorização da natureza da região. “Por conta da pandemia não tínhamos tido a oportunidade de ir a campo. Com esta aula conseguimos ver na prática todo conteúdo passado em sala, o solo da região, as rochas que compõem a estrutura onde vivemos e muito mais, nos auxiliou na compreensão histórica da nossa formação geográfica regional. Uma experiência muito agregadora e capacitante, obrigada IFMT”, disse a estudante.

“Para mim foi um dia ímpar, me permitiu a articulação dos conhecimentos aprendidos em sala de aula através do contato direto com o conteúdo. Participar das atividades de campo sendo motivada e estimulada a pensar criticamente, nos auxilia a confrontar as informações, associando a aula teórica ao momento prático. O êxito nessas práticas, observações, situações e atividades, é possível graças a problematização e a contextualização encaminhada pelo nosso professor com o objetivo de ampliar a construção do nosso conhecimento dentro da Geologia”, destacou a também aluna do 7º semestre, Aparecida Fátima de Oliveira Martins.

A aula de campo contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Diamantino, que cedeu o transporte e o motorista para a realização da atividade.

Fonte: Anna Clara Capistrano ASCOM IFMT-DMT