Alunas do IFMT Lucas do Rio Verde são medalhistas do Programa de Olimpíadas de Química (PNOQ)

Publicado por: Campus Avançado de Lucas do Rio Verde / 14 de Março de 2023 às 07:51

Time formado pelo Prof, Wesley foi premiado e traz reconhecimento ao Campus

Equipe IF NEWS: Gabriela Dalmagro, Letícia Boaro, Khanysha de Lira, Vinicius Appolari.

No início de março, uma amostra das capacidades acadêmicas dos alunos do IFMT-Campus Avançado Lucas do Rio Verde foi reconhecida por meio das medalhas conquistadas no PNOQ-2022 e entregues na cerimônia  de premiação sediada no Centro Educacional Piaget.

Organizado pelo professor Wesley, responsável pelo componente curricular de Química, o time do nosso Campus foi composto pelas alunas Bianca Rowe (2° ano), Bruna Paravisi (2° ano) e Manuela Morais (2° ano) e pelas ex-alunas formadas no Curso Técnico em Biotecnologia Integrado ao Ensino Médio: Nubia Serpa, Ana Jullya Gonçalves França, Fabíola da Silva Braga Garcia, Isadora Ferreira de Souza e Rosinaira da Silva Bezerra.

Nossa equipe foi premiada na presença de alunos da Escola Piaget e EMEF Eça de Queirós, contando com a presença do professor e coordenador Daniel Messias da Silva, do professor Luiz Both, presidente da Associação Brasileira de Química no Mato Grosso (ABQ-MT) e representante do Programa Nacional de Olimpíadas de Química (PNOQ) no estado, e dos diretores, professores e coordenadores das demais escolas.

Em entrevista ao IF News, as medalhistas falaram de como o interesse pela Química surgiu e a jornada que levou a essa conquista importante para o Instituto. O interesse pelo componente curricular, dizem elas, surgiu no próprio Campus: “Meu interesse surgiu justamente quando comecei a ter aulas de Química no IF. No início senti dificuldade, então me motivei a melhorar e estudar bastante principalmente, a área da Bioquímica,” contou Manuela.

A preparação para as Olimpíadas não foi específica, mas a disciplina e a competência das alunas ultrapassaram as dificuldades e a pressão que significa representar o IFMT-LRV em um concurso educacional desse nível. Esta experiência, para elas, foi uma amostra de todos os seus esforços pessoais e uma demonstração da qualidade do ensino do Instituto. Como expressa Bruna: “Essa vitória significa que eu sou capaz. O impacto no meu futuro profissional é a possibilidade de seguir a carreira de química baseada nas matérias que já tive na escola.”

As medalhistas também relataram como essa experiência pode ser importante para promover interesse pela área da ciência: “Além do conhecimento demonstrado ali na prova, cada vez mais vocẽ comprova que a sua instituição é uma instituição boa e que você consegue aprender bem,”  avaliou Bianca.

“Ela pode te dar novos parâmetros da matérias e questões da premiação e fazer provas em outras modalidades, além de servir no futuro como meio de ser melhor classificado em algumas faculdades,” completa Bruna.

Esta nova conquista faz com que o ano se inicie positivamente e mostre a competência e a qualidade do ensino do IFMT - Campus Avançado Lucas do Rio Verde e a disciplina de quem aqui se desenvolve academicamente.

Créditos da matéria: Assessoria de Comunicação do Centro Educacional Piaget