O estudante Henri Loeff Freitag, do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), conquistou medalha de bronze na etapa estadual da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). A premiação foi realizada no dia 26 de junho na cidade de Sinop (MT) e reuniu alunos de diversas instituições públicas e privadas de ensino de todo o estado.
A OBMEP é uma das maiores competições estudantis do Brasil e, em sua 19ª edição, contou com a participação de mais de 18,3 milhões de estudantes de 55 mil escolas em todo o país. No Mato Grosso, milhares de alunos participaram da primeira fase, e apenas os melhores classificados avançaram para a etapa final e, posteriormente, foram premiados.
Além da medalha de bronze, Henri também recebeu menção honrosa na premiação nacional, distinção que também foi concedida à aluna Carla Nomiyama Pizolotto – ambos reconhecidos pelo excelente desempenho matemático em nível nacional.
A trajetória de Henri nas olimpíadas não para por aí: o estudante também está classificado para a 2ª fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), que será realizada no mês de novembro, na cidade de Irati, no Paraná. A OMIF é voltada exclusivamente a estudantes de Institutos Federais e busca estimular o pensamento lógico, o raciocínio matemático e a troca de experiências entre alunos das diversas regiões do país, conforme explicou a professor Amanda M. Rodrigues, que acompanhou os estudantes durante todo o processo.
Para Henri, as olimpíadas vão muito além das premiações."As olimpíadas são uma ótima porta de entrada para as universidades e outros programas do governo, o que promove o crescimento intelectual dos alunos, principalmente da rede pública de ensino. Considero que apenas o conhecimento liberta, por isso o busco incessantemente, o que com certeza levará, além de mim, muitos jovens a lugares extraordinários."
A professora Amanda parabeniza os estudantes Henri e Carla pelo destaque e dedicação, bem como aos professores e servidores envolvidos na preparação dos alunos. "Resultados como esses demonstram a importância da valorização do ensino público, gratuito e de qualidade, e reforçam o papel do IFMT na formação de jovens talentos em todo o estado", refletiu.