Alunos do Programa de Residência Pedagógica do IFMT - Câmpus Avançado Diamantino Promovem Tarde de Jogos Pedagógicos

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 21 de Outubro de 2021 às 02:24

ASCOM IFMT-DMT

Nesta Quarta-Feira (20) os alunos Aline, Bruna, Daniele, Douglas, Jane, Jenifer, Lorraine e Márcio do Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas e residentes do Programa de Residência Pedagógica do Câmpus Avançado Diamantino, orientados pela Professora do Curso Superior Tamires Librelon, desenvolveram dois jogos pedagógicos que foram aplicados com alunos das turmas do 3° ano dos Cursos Técnicos em Administração e Agricultura Integrados ao Ensino Médio, com o objetivo de proporcionar ferramentas lúdicas que possam auxiliar na construção e fundamentação do conhecimento na área de Biologia.

O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A RP necessita de três módulos e na finalização de cada, é realizada uma Mostra das atividades desenvolvidas pelos residentes para a comunidade do IFMT e a escola-campo. Para o fechamento do módulo II, os residentes desenvolveram os jogos didáticos com o propósito de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, atrativo, além de permitir a integração entre os alunos do ensino básico e os residentes do programa.

Para a professora do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas Tamires Librelon "Essas atividades proporcionam aos discentes do Ensino Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas a aprendizagem na prática e a utilização de metodologias ativas de educação que promovem a boa vivência entre estudantes e docentes".

O Diretor-Geral do Câmpus Avançado Diamantino Givaldo Neto destaca "As atividades aplicadas são excelentes ferramentas de ensino-aprendizagem e permitem aos alunos novas formas de fixação do conteúdo. Abordamos novas formas de aprender e ensinar, os residentes adquirem experiência e os alunos aprendem se divertindo".

Confira o depoimento dos estudantes no vídeo:

Fonte: Anna Clara Capistrano Lima ASCOM IFMT-DMT