Campus Bela Vista capacitará 620 mulheres pelo Projeto Teresa de Benguela

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 7 de Fevereiro de 2023 às 09:00

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) será uma das unidades que ofertará cursos pelo projeto “Teresa de Benguela - Geração de Renda, Autonomia Social e Inserção Feminina no Mundo do Trabalho”. A ação foi lançada no último sábado (4), na Câmara de Vereadores da cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade.

O projeto tem como meta ofertar qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social por meio de 14 cursos de formação inicial e continuada, e capacitar, por meio de dois cursos, profissionais para incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho, ao desenvolvimento do potencial empreendedor e ao combate à violência doméstica.

No Campus Cuiabá – Bela Vista, o projeto atenderá a 620 mulheres, o que representa 40% do total de mulheres que serão contempladas com cursos de qualificação.

“Temos em nosso quadro de servidores profissionais capacitados e com o empenho e esforço de todos, vamos oportunizar para as mulheres contempladas neste projeto opções e novas oportunidades”, comentou o diretor-geral do Campus, Jairo Luiz Aquino, que participou da solenidade de lançamento acompanhado da coordenadora do projeto no Campus, Francismeiry Queiroz.

No Campus Cuiabá – Bela Vista serão ministrados os cursos de Produção de mudas frutíferas e ornamentais; Panificação básica; Confeitaria básica; Produção e comercialização de marmitas; e Fabricação Produtos de Limpeza. Também será ofertada carga horária específica sobre Empreendedorismo, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino.

Serão atendidas mulheres maiores de 18 anos, em vulnerabilidade social; preferencialmente inscritas no Cadúnico; chefes de família; em situação de violência doméstica; que tenham como membros do núcleo familiar pessoas idosas ou com deficiência; indígenas; quilombolas; de grupos compostos por povos originários; da agricultura familiar; e migrantes.

“O foco é colaborar com o empoderamento destas mulheres em situação de vulnerabilidade, oferecendo-lhes ferramentas e habilidades para melhorar sua situação financeira e aumentar sua independência”, destacou Francismeiry Queiroz.

Clique aqui para mais informações sobre a solenidade de lançamento do projeto “Teresa de Benguela - Geração de Renda, Autonomia Social e Inserção Feminina no Mundo do Trabalho”.