Captação de água é o ‘coração da escola’; 175 mil litros são tratados diariamente

Publicado por: Campus São Vicente / 16 de Março de 2023 às 13:16

Devido às fortes chuvas que atingiram a região do IFMT São Vicente e ao rompimento de uma tubulação no setor de captação de água, em meados de fevereiro, a instituição teve o abastecimento de água comprometido e precisou suspender as atividades educacionais e administrativas por alguns dias.

De acordo com Deusdedit Pinto de Barros Neto, chefe do Departamento de Serviços e Apoio (DSA), “a captação de água é o coração da escola”. Se a captação, e consequente tratamento, de água forem interrompidos, todas as outras atividades do campus são prejudicadas.

“Naquela época entrou muita lama para dentro da represa, que chega a ter 5 metros de profundidade em alguns pontos. Tivemos que suspender a captação para as manutenções necessárias e para aguardar a melhora na qualidade da água”, explicou.

Aproveitou-se a oportunidade para também realizar a higienização de oito das principais caixas d’água secundárias, como cozinha, alojamentos, Estação de Tratamento de Água (ETA), departamento de produção e garagem.

Só na área da captação são 2 nascentes, ou “olhos d´água”, como Deusdedit chama. Em toda a área da instituição contam-se pelo menos 6 nascentes. “À medida que a escola foi crescendo, fomos aumentando a capacidade das bombas” para fazer a distribuição da água. O campus possui uma bomba d´água reserva, que entra em funcionamento quando, por algum motivo, a principal falha.

Em 2020 foi realizada a reforma da estação de tratamento, que estava inativa por 16 anos. Foram investidos em torno de R$ 300 mil. Agora, todo o processo é automatizado, desde a captação até a distribuição.

A própria instituição faz a captação, tratamento e distribuição de água para toda a escola, inclusive residências, igrejas e uma escola estadual, instaladas nas imediações.

Hoje são aproximadamente 175 mil litros de água tratados e consumidos por dia.

Além da instabilidade de energia elétrica, outros problemas enfrentados neste processo são as quedas de árvores, que às vezes acabam danificando a tubulação.

“Hoje nós estamos oferecendo água tratada e de qualidade para nossos alunos e servidores. Devido ao aumento da nossa capacidade, até os bovinos recebem água tratada. Essa água também está lavando pocilga, lavando o curral, e servindo aos animais.”

Tratamento
Primeiro a água passa por processos de filtragem (carvão e areia), na sequência são dosados produtos para processos de decantação e cloração da água. A última etapa é o armazenamento na icônica caixa d’água, de onde, por gravidade, a água é distribuída.

Além dos procedimentos realizados na estação de tratamento, a água dos bebedouros ainda passam por filtros instalados nestes equipamentos.