IFMT Cáceres realiza Circuito de Arte e Cultura na Escola Frei Ambrósio dias 3 e 4/11

Publicado por: Campus Cáceres / 26 de Outubro de 2022 às 10:48

O fechamento do circuito será entre os dias 10 e 12 de novembro durante a V Jornada de Ensino,
Pesquisa e Extensão no campus do IFMT Cáceres.

Com apresentações de grupos de diversas expressões artísticas como teatro, dança, música e artes plásticas, o II Circuito de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo será realizado neste mês de novembro em duas etapas, com agendas dentro e fora do campus.

A programação terá início nos dias 3 e 4 de novembro na Escola Estadual Frei Ambrósio no bairro do Junco, em Cáceres. Já o fechamento do circuito será no campus do IFMT em Cáceres durante a V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 10 e 12 de novembro.

“Um dos objetivos do circuito é aproximar-se das comunidades dos bairros do entorno do IFMT, por meio do acesso à arte, então iniciaremos a programação com a comunidade escolar da Escola Frei Ambrósio. A escola é circunvizinha ao nosso campus e conta com público interno de mais de 350 pessoas entre estudantes, servidoras e servidores”, afirma o coordenador do Projeto, o professor e artista plástico, Carlos Alberto Bosquê Junior.

A primeira etapa do evento que é gratuito e aberto a toda a comunidade escolar será realizada no período vespertino, das 14 horas às 17 horas, da próxima quinta-feira (03) e sexta-feira (04) na Escola Frei Ambrósio com exposição de artes plásticas, peças teatrais e a Banda Musical Orion formada por servidor e estudantes do IFMT Cáceres;

Exposição de Artes plásticas:
A exposição de artes “Sentir” apresenta 30 obras (pintura em painel) de livre expressão de estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Cáceres. O trabalho é orientado pelo artista plástico e professor do campus, Carlos Bosquê.

Teatro:
Com abordagens sobre mitos, preconceitos, arte moderna e regionalismo, o grupo de teatro formado por 15 estudantes dos cursos técnicos integrados e subsequente ao Ensino Médio do IFMT Cáceres apresentará quatro peças teatrais durante o circuito.

“O mito da caverna: qual é a sua caverna?” aborda ‘fake news’, mitos, exclusão e cancelamento nas Redes Sociais. A peça “Na orelha” faz uma leitura sobre a personagem inspirada na história de Vincent Van Gogh com foco para os estereótipos sobre a profissão de artista plástico e o sofrimento gerado pelo preconceito. A “Semana de 22” aborda o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e a peça regionalista “Sou Cacerense” é inspirada na variação linguística do falar cacerense.

V Jenpex: 2ª Etapa do Circuito de Arte

Durante a V Jenpex, além da banda Orion, peças teatrais e da exposição de artes plásticas, o Circuito de Arte e Cultura contará com apresentações do Coral Integrado Unemat-IFMT “Vozes do Pantanal”; da Fanfarra do IFMT Cáceres e da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Mato Grosso.

As atividades integram a programação oficial da Jornada que conta com conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos. Com o tema central 'Ciência, tecnologia e inovação: caminhos para a sustentabilidade”, o evento é aberto para a participação das comunidades interna e externa e será realizado nos dias 10 e 12 de novembro.

Inscrições gratuitas pelo site: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/274/vjenpexcas/