Coral do IFMT Confresa expande apresentações para fora dos seus limites territoriais

Publicado por: Campus Confresa / 22 de Maio de 2023 às 14:09

O Coral do IFMT Campus Confresa fez duas apresentações neste mês de maio que foram muito importantes para a retomada das atividades do grupo. O coral não é exatemente novo, contudo, a rotatividade de estudantes que é algo comum e o momento pós pandemia atual, fazem com que a formação atual seja quase toda de novatos. E mesmo com tudo isso, o professor de música e coordenador do projeto de extensão, Sebastião Nolasco, está bastante satisfeito com os resultados.

O coral já tem se apresentado em eventos internos do campus desde o início do ano e este mês participou da abertura do Festival da Canção, no município de Vila Rica e da homenagem às mães, promovida pela secretaria de cultura de Confresa.

"Fizemos a primeira apresentação de projeção maior no Festival, que já é um evento tradicional na cidade de Vila Rica. Acredito que foi muito positivo levar e oportunizar aos estudantes essa apresentação. Esse projeto está só com dois meses apesar do coral IFMT ter existido desde dois mil e dezenove mas pós-pandemia, depois que foi tudo reformulado, com os integrantes todos novos, só tem dois meses de trabalho, então a gente conseguir já participar assim é muito  bacana", disse o maestro Sebastião Nolasco.

O professor Sebastião ponderou sobre o impacto positivo de projetos como este não apenas no aspecto estritamente musical mas na formação cultural e folclórica local dos participantes e do público.

"A gente percebe que a região é carente desse tipo de atividade. Desconheço alguma prática de coral regular em alguma outra instituição. Então acho que é importante esse intercâmbio de atividade coral. Além da prática musical que já traz vários benefícios, ainda tem a questão de socialização. A prática musical coletiva contribui na formação do ser humano, principalmente nessa fase da adolescência, fortalece laços que podem durar por muito tempo. Espero que os estudantes tenham gostado, acredito que sim, porque o fuzuê no ônibus da volta, todo mundo animado, cantando é sempre grande (risos). Tivemos um retorno positivo dos organizadores e o público também interagiu e aplaudiu, enfim, só coisas positivas".