De volta aos anos 80: projeto do IFMT Campus Sorriso aborda cenário cultural da década

Publicado por: Campus Sorriso / 26 de Novembro de 2021 às 21:10

Com a proposta de relembrar a década de 80, o Circuito de Arte e Cultura do IFMT Campus Sorriso apresentou nesta quinta-feira (25) um almanaque cultural sobre o período que marcou uma geração especial para a comunidade acadêmica do campus. Na atividade, transmitida pelo canal oficial do campus no YouTube, Cazuza, Titãs, Legião Urbana, Elza Soares, Sandra de Sá, Tim Maia e muitos outros ícones da música brasileira foram relembrados ao lado de outros aspectos marcantes da cultura da época, como as roupas, penteados e programas de TV.

Para uma parte significativa dos estudantes dos cursos técnicos integrados e dos cursos de graduação da unidade sorrisense do instituto federal, a atividade proporcionou um olhar sobre os movimentos culturais que marcaram a juventude de seus pais e tios. Já para os servidores, o Circuito de Arte e Cultura refrescou memórias de um passado que, apesar das quatro décadas que o separam dos dias de hoje, ainda parece próximo.

O chefe do Departamento de Ensino do Campus Sorriso, prof. Josemar Pedro Lorenzetti, lembra que “os Circuitos de Arte e Cultura foram instituídos no IFMT como uma forma de demonstrar a importância das expressões artísticas e culturais no contexto acadêmico. É um evento anual, fomentado pelo setor de extensão como projeto de Campus”.

O carro-chefe do Circuito este ano é um trabalho desenvolvido no projeto “Anos 80: Disco IF on-line”, aprovado no edital de extensão 37/2021 e coordenado pela professora Renata de Oliveira Carvalho. A atividade, apresentada na forma de um vídeo produzido pelos alunos e demais colaboradores do projeto com o apoio da Assessoria de Comunicação do Campus, teve como anfitriões os estudantes Kauã Thiago Sgoti Garcia e João Pedro Rodrigues Barboza.

Como a data do evento coincidiu com o início da Campanha Internacional pela Não-Violência Contra a Mulher, a professora Renata, que também é representante da Comissão para Estudos Sociais das Relações Étnico-raciais, de gênero e Cidadania do Campus, aproveitou a transmissão para chamar a atenção dos espectadores sobre a importância desse tema, cantando, ao vivo, a música “Não passarão”, de sua autoria. “Quero dizer para nossas meninas e nossas mulheres que existem serviços essenciais que podem acolher e defender os seus direitos”, relembra a docente ao público que acompanhou a apresentação.

O vídeo do Circuito de Arte e Cultura pode ser acessado neste link.