Desafios no ensino de Educação Física em período pandêmico são tema de artigo

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 23 de Fevereiro de 2023 às 12:51

A pandemia de Covid-19 gerou profundas transformações na forma como pensamos o processo de ensino e aprendizagem. O período de quarentena, apesar de apresentar novas tecnologias, também impôs severas limitações para o dia a dia dos estudantes e professores que foram surpreendidos com a mudança brusca da sala de aula para as telas dos computadores ou dispositivos móveis.

Esta realidade foi sentida em especial junto aos professores de Educação Física que, privados da convivência presencial, se viram obrigados a repensar novas formas de ensino: como ensinar Educação Física em Ensino à Distância?

Foi com esta inquietação que a professora Raquel Barbosa, do Campus Cuiabá – Bela Vista desenvolveu uma pesquisa com base em suas vivências no período de pandemia. Os resultados destas observações viraram um artigo que foi publicado na Revista Motrivivência (clique aqui), periódico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), voltado para a área Educação Física, Esporte e Lazer. A revista é conceito Qualis B2 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“O desafio era abordar o tema ‘esportes de aventura’ em uma realidade onde seria impossível sair de casa. Como trabalhar movimento, de forma segura, à distância? Como pensar em vivenciar atividades físicas na natureza, quando se está limitado ao ambiente doméstico?”, questionou.

Com isto em mente, a professora decidiu voltar à teoria, motivando os estudantes à prática de pesquisa sobre as diferenças dos esportes de aventura e possíveis aplicações práticas no ambiente escolar. “Utilizei metodologias ativas, que colocam o estudante como protagonista ativo do processo educacional. Neste método, o docente se posiciona como mediador, dando autonomia ao estudante”.

Como resultado, Raquel Barbosa observou o aumento no engajamento por parte dos estudantes, que começaram a buscar por novas formas de abordar o tema proposto por conta própria. “Como avaliação, a proposta foi a elaboração de uma charge que englobou toda a pesquisa realizada pelos estudantes, aplicada ao contexto atual de pandemia ao qual estavam vivendo” (veja imagem).

Para Raquel, a divulgação do trabalho ressalta a importância do trabalho de pesquisa na área da Educação Física. “É importante pensarmos sempre além da prática esportiva. Pesquisar novas formas de debater a Educação Física pode abrir novos horizontes na prática do ensino”.

Clique aqui para conferir o artigo na íntegra.