início do conteúdo

Do passado ao futuro: como a Educação Profissional transformou Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 8 de Abril de 2025 às 07:00

A capital de Mato Grosso comemora 306 anos no dia 8 de abril. Parte dessa história é contada pela presença, desde 1909, da Educação Profissional na cidade com a implantação pelo Governo Federal da Escola de Aprendizes e Artífices - EAA. A partir dessa data, a evolução no cenário sócio econômico da cidade tem a participação ativa dos profissionais que atuavam e dos estudantes que se qualificavam na EAA de Cuiabá.

Naquela época de crescimento populacional de Cuiabá e sua consolidação como capital, uma importante cidade do interior do Brasil, a educação se tornou prioridade para a administração pública estadual e federal que buscou solidificar a presença de uma unidade de ensino que atendesse as demandas por crescente qualificação dos jovens e adultos.

Surgiu assim em 1942 a Escola Industrial de Cuiabá – (EIC) já vocacionada para cursos industriais e técnicos, conforme a demanda por mão de obra também se ampliava na vida econômica da cidade. Foi nesse período que se concretizou a doação do terreno e se iniciou a construção da sede definitiva da escola onde hoje funciona o Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva.

A cidade crescia e a unidade Federal de Educação Profissional também. A construção do prédio da EIC foi um marco na vida social e econômica de Cuiabá. Situado no limite urbano da cidade, o imponente prédio chamava a atenção pela modernidade que o caracterizava. Nesse período, a matriz econômica que movimentava a capital mudava conforme a evolução tecnológica se fazia presente na vida das pessoas e das empresas.

A Educação Profissional acompanhava essa modernização e com a edificação de um moderno e confortável prédio, que se tornou referência de educação para todo o Estado de Mato Grosso. Assim na década de 60 a EIC se tornou Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETFMT) e passa a oferecer à sociedade cuiabana cursos técnicos de segundo grau em Eletrotécnica, Edificações, Estradas, Secretariado, Eletrônica e Telecomunicações.

Com educação pública e de qualidade reconhecida pela sociedade cuiabana, a ETFMT se tornou uma escola almejada pelos jovens. O uniforme branco e azul marinho era motivo de orgulho para muitas famílias cujos filhos conseguiam passar no concorrido processo seletivo para estudar na ETF. Assim a educação profissional se consolidou como fundamental para o desenvolvimento de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso.

Em sala de aula as várias gerações de jovens estudantes buscavam o sonho de qualificação e de inserção no mercado de trabalho. Os professores eram reconhecidos por onde passavam. A cidade aguardava ansiosa mais uma turma de formandos para acolhê-los nos diferentes postos de trabalho seja na administração pública ou na iniciativa privada.

Cuiabá se tornou fomentadora do crescimento econômico do Estado. A ampliação da oferta de educação profissional e tecnológica se tornava necessária. Foi quando surgiu o Centro Federal de Educação Profissional – CEFETMT e logo depois o IFMT que marca a ampliação para todo o estado da oferta de educação pública e gratuita de cursos técnicos, tecnológicos, bacharelados, licenciaturas e de pós-graduação.

Cuiabá faz aniversário e a educação profissional orgulha-se de crescer junto com a cidade. Parabéns Cuiabá pelos seus 306 anos de fundação.

Jones de Arruda - Decom - Reitoria

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT