início do conteúdo

Educação para a vida: IFMT Campus Cáceres completa 40 anos

Publicado por: Campus Cáceres / 18 de Agosto de 2020 às 16:57

O Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres Prof. Olegário Baldo celebra esta semana 40 anos de sua fundação como Agrotécnica Federal de Cáceres, EAFC com início das atividades no município em agosto de 1980.

Ainda como autarquia, a instituição integrou junto com os dois Centros Federais de Educação Tecnológica no estado a base para a criação, em 2008, do Instituto Federal de Mato Grosso. Em 2015, o campus recebeu o nome do servidor, ex-diretor eleito por seis mandatos e um dos fundadores da, ‘Prof. Olegário Baldo’.

Com agenda virtual durante toda semana, o campus abriu na noite desta segunda-feira (17.08) a programação de celebração dos 40 anos por meio de encontro online entre a comunidade interna, egressas e egressos, familiares e amigos. O evento reuniu depoimentos com histórias e memórias de estudantes egressos e servidores da fundação, ex-gestores, servidores atuais que já foram alunos, bem como famílias e estudantes das diversas modalidades de ensino oferecidas pela instituição.

A abertura contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Prof. Willian Silva de Paula que saudou servidores, estudantes, familiares e amigos que acompanham a trajetória da educação tecnológica em Cáceres, ao longo dos últimos 40 anos. O reitor agradeceu a todas as pessoas pelo empenho na construção cotidiana do campus. "Uma instituição pujante que realmente transforma vidas", afirmou Willian.

O Diretor-Geral do campus, prof. Salmo César da Silva destacou também o sentimento de gratidão a toda a comunidade educacional pelo trabalho desenvolvido "o meu sentimento hoje é de gratidão aos fundadores, colaboradores, egressos, servidores e alunos desta instituição  que é plural, que transmite amor, que fez, faz e fará a diferença na vida de muita gente", afirma Salmo.

Com o tema Educação para a Vida: Encontros e Memórias, o evento mediado pela jornalista do IFMT Cáceres Edna Pedro, presidente da comissão organizadora da celebração dos 40 anos, contou com mais de 30 depoimentos emocionantes do papel da instituição na vida das pessoas apresentados em vídeos e com o envolvimento online de mais de 800 pessoas.

O evento lançou também a Caixa de Memória Virtual com mensagens enviadas pelas pessoas participantes para a celebração dos 50 anos da instituição.

Durante toda o mês de agosto depoimentos e mensagens enviadas pelas comunidades interna e externa comporão painéis virtuais de vídeos e posts nas páginas do facebook e do youtube do campus.

 

Histórico de educação para a vida

 

O IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, desenvolve educação tecnológica e profissionalizante em diversos níveis de formação desde a educação básica fundamental, com os cursos de Formação Inicial e Continuada FIC - voltados para a formação de jovens e adultos das séries iniciais, cursos técnicos com formação integrada ao ensino médio, pós-médio e graduação.

Hoje, o Campus oferece formação tecnológica integrada e subsequente ao ensino médio, em Agropecuária e Informática e formação no âmbito do ensino superior em Tecnologia em Biocombustíveis e bacharelado em Engenharia Florestal, além de projetos e programas de Formação Inicial e Continuada em áreas diversas.

Com forte vocação de formação agrícola, a instituição, desde a sua fundação, esteve voltada para as necessidades da realidade regional com foco na sustentabilidade ambiental e social das comunidades envolvidas.

Para responder demandas por formação da agricultura familiar e agropecuária, a instituição realiza em seu espaço físico diversas atividades de experimentação nestas áreas e suas tecnologias, como produção em Avicultura, Suinocultura, Piscicultura, Animais Silvestres, Apicultura, Bovinocultura de Leite e de Corte, Forragicultura, Equinocultura, Olericultura, Culturas Anuais e Fruticultura.

Neste contexto teórico-prático de produção e socialização de conhecimentos, o campus conta ainda com áreas experimentais como a de Integração, Lavoura-Pecuária-Floresta, 21 Unidades de Ensino e Produção e 25 laboratórios.

Com política efetiva de assistência estudantil para permanência e sucesso de seus estudantes, e um quadro qualificado de servidores, especialistas, mestres e doutores, a instituição por meio de sua comunidade educacional promove, na interface entre ensino, pesquisa e extensão, a inclusão social, educação emancipatória e cidadania.

Em 40 anos de educação para a vida, o IFMT Campus Cáceres professor Olegário Baldo é destaque também no campo da inovação tecnológica ao projetar Mato Grosso com invenções, patentes e transferência de tecnologias a serviço das comunidades.

 Educação para a vida que se reafirma nestes tempos de pandemia em meio a um conjunto de medidas desenvolvidas no município de Cáceres, na Região Oeste e no estado de Mato Grosso pela comunidade educacional do IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo para o enfrentamento à Covid-19.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT