Egressas do IFMT Campus Barra do Garças publicam artigo sobre representatividade da mulher em campanhas publicitárias

Publicado por: Campus Barra do Garças / 2 de Fevereiro de 2023 às 15:54

As egressas Ana Alice de Sousa e Ana Carolina Souza Soldatelli, do curso técnico em Comércio, publicaram um artigo com o título “Ciberespaço e Representatividade da Mulher nas Campanhas Publicitárias de Lojas de Produtos Femininos no Instagram” na “Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero” da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O estudo foi orientado pelos professores do IFMT-Campus Barra do Garças, Felipe Deodato e Lirian Keli dos Santos e fez uma análise de como as campanhas publicitárias representam a figura feminina em perfis comerciais no Instagram.

O professor Felipe Deodato disse que o estudo é importante para mostrar como as mulheres são representadas em campanhas publicitárias no Instagram e explica que foi realizada uma metodologia própria de coleta e análise de dados baseadas nas informações das modelos presentes nas postagens dos perfis.

"Os dados foram coletados em 2019 em 39 perfis, sendo analisadas 389 publicados ao longo de 2013 a 2019. Os resultados mostraram que havia pouca diversidade de mulheres em tais campanhas, com predominância de brancas e jovens. Essa baixa diversidade negligencia grupos de mulheres e suas demandas de consumo, mostrando que ainda temos muito a avançar nesse sentido. O artigo foi fruto de um trabalho de conclusão de curso encerrado em 2019. A ideia do estudo foi das alunas Ana Alice e Ana Carolina, que estão como primeiras autoras do estudo. Na época, eu fui o orientador do estudo e a professora Lirian foi a co-orientadora”.

Segundo a professora Lirian Keli dos Santos, a pesquisa realizada evidencia a violência de gênero a partir do estudo das propagandas de roupas femininas no Instagram, e a necessidade de desmistificar estereótipos femininos e garantir a inserção socioeconômica dessas mulheres.

“É notável que a representação da mulher continua sendo veiculada sob a forma estereotipada no ciberespaço, ou seja, imposto um padrão de beleza ‘branca, jovem, com cabelo liso e magra’ e excluindo todos aqueles que não condizem com esse perfil. A investigação científica demonstrou a urgência de desmistificar alguns estereótipos femininos e garantir a inserção socioeconômica dessas mulheres. Assim, desconstruir os estereótipos relacionados às mulheres torna-se imprescindível na sociedade e deve ser iniciado nas instituições escolares. E o IFMT Campus Barra do Garças vem desenvolvendo ações nesse sentido”.

Sobre a Revista Latino-Americana de Geografia e Gênero

A Revista Latino-americana de Geografia e Gênero tem a missão de publicar artigos científicos relacionados à área de geografia, gênero e sexualidades que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico deste campo de saber. Além disso, visa estimular o debate acadêmico daqueles que atuam na temática e ampliar as relações com profissionais da América Latina e outras regiões do mundo, através do alcance da mí­dia eletrônica. A revista é uma publicação semestral e é composta pelas seções de artigos, resenhas e entrevistas.

O artigo está disponível no link https://revistas.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/19834/209209217246