Um grupo de cem servidores das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) estiveram presentes no 2º Encontro de Gestores de Contratações, que recebeu participantes de todo o Centro-Oeste, entre os dias 12 e 15 de agosto de 2024.
O objetivo do evento, realizado em conjunto pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi reunir servidores ligados aos processos de compras e licitações em universidades e institutos federais para a capacitação no tema e a troca de experiências.
Chefe do departamento de administração e planejamento do campus de Primavera do Leste do IFMT, Fabrício Geraldo dos Santos Rodrigues, falou sobre as dificuldades da área e como o encontro possibilitou tanto a atualização dos conhecimentos quanto a aproximação com colegas de outras instituições.
“O evento está bem focado na realidade da gestão de compras e contratações, respondendo às nossas angústias como gestores públicos. Também traz um momento de trocas e vivências, contribuindo para a experiência”, disse.
Para o Diretor de Administração do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Filipe Meirelles, o encontro regional serviu para demonstrar a solidez que o IFMT vem alcançando na área de processos licitatórios.
"O 2º Encontro de Gestores das IFES do Centro-Oeste, mostra a consolidação do IFMT em processos licitatórios utilizando a Nova Lei de Licitações 14.133/2021, e sendo parte da organização”, destacou.
Histórico - A iniciativa para este encontro começou em 2023, com as Diretorias de Compras da UFG e da UnB, com o objetivo de abordar questões relacionadas à legislação de licitações e contratos. Devido ao sucesso do 1º Encontro de Gestores de Contratações das IFES do Centro-Oeste, realizado na UnB, houve a continuidade deste importante debate para a gestão pública.
*Com informações da assessoria de comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso.