início do conteúdo

Estudantes de Confresa viajam para participar da primeira Olimpíada de foguetes do IFMT

Publicado por: Campus Confresa / 26 de Setembro de 2019 às 15:58

Duas equipes do IFMT - Campus Confresa irão participar da primeira edição da Olimpíada de Foguetes que será realizada nos dias 27 e 29 de setembro de 2019, no Campus IFMT - Alta Floresta. As equipes orientadas pelo professor de física Devacir Vaz de Moraes são formadas por estudantes do Ensino Médio, uma tem dois membros, estudantes do primeiro ano e a outra tem três membros, Yasmim Talbi, Ezequiel Lopes e Jair Vasco, do segundo ano. 

As equipes de Confresa já estão há um bom tempo se preparando para o evento, testaram seus protótipos em competições internas, de onde saíram as que obtiveram as melhores marcas de distância percorridas pelos foguetes, cerca de 180 metros, segundo o professor Devacir. Paulo e Andrei alcançaram números maiores em competições internas, mas não foram viajar porque a competição não inclui estudantes de nível superior. 

Os foguetes são confeccionados artesanalmente pelas equipes, que podem ser formadas por até 4 estudantes, utilizando garrafas PET e para a base de lançamento, canos PVC. No interior da garrafa são misturados bicarbonato de sódio e vinagre, que produzem gás carbônico, responsável pela propulsão do foguete. Os lançamentos observam normas estabelecidas pelo Regulamento da Competição, que dentre outros aspectos, visam manter a segurança dos estudantes.

"Muita gente se surpreende quando a gente diz quem são os membros da nossa equipe e tem uma mulher no meio, para dar mais tensão ainda eu falo: ela é a capitã!", disse Ezequiel, entre risos, sobre a formação de sua equipe. Segundo  a capitã Yasmim, a ambição maior não visa apenas receber premiação, mas, conhecer outros grupos de todos os campi, e ver a palestra do coordenador da olimpíada brasileira de astronomia, prof. João Canalle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); "então a interação e o conhecimento importam mais, se vier prêmio, melhor ainda", diz a jovem ao ressaltar que topou participar depois dos incentivos do colega Jair. 

A união é algo que segundo ela impulsionou o Campus Confresa, "as equipes apesar de serem duas, estão muito unidas para representar nossa instituição como uma só, estamos nos ajudando mutuamente o tempo todo, mesmo as equipes que não se classificaram", conclui Yasmim. 

 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT