início do conteúdo

OBAP 2025: Alunos do IFMT Diamantino conquistam 1º lugar nacional na 1a fase

Publicado por: Reitoria / 4 de Junho de 2025 às 17:40

Competição busca estimular ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas e docentes, promovendo iniciação científica e inovação tecnológica nas ciências agrárias

O grupo “Os Tucura DMT”, formado pelos estudantes Yago Dalchiavon, Joelson Santos e Arthur Barbosa, do curso Técnico em Agricultura do IFMT – Câmpus Diamantino, conquistou o 1º lugar nacional na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) 2025. Com esse resultado, a equipe está classificada para a fase presencial da competição, que reunirá as 50 melhores equipes do país, no IFBaiano Campus Senhor do Bonfim, no período de 12 a 16 de agosto de 2025.

A equipe contou com a orientação do professor da disciplina Infraestrutura Rural, Lucas Hordones Chaves, que acompanhou de perto a preparação dos estudantes. “Agradecemos aos professores e colaboradores do nosso câmpus que foram essenciais para esse resultado. Essa vitória é fruto de muito esforço, união e amor pelo que fazemos”, destacam.

Os jovens explicam que a escolha do nome da equipe remete ao pantanal matogrossense e às características do boi rústico do pantanal. “Queríamos homenagear a nossa região e o boi pantaneiro, que é conhecido como “Tucura” ou “Cuiabano”. Esse bovino é altamente adaptado às condições extremas do nosso bioma,” completam.

A OBAP é uma iniciativa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e é considerada uma das maiores competições científicas do país para alunos dos cursos técnicos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

Sobre a OBAP
É uma competição de caráter nacional, destinada a estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente, Agronegócio, Alimentos e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT). Estudantes brasileiros e de países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de países de Língua Espanhola também podem participar.

Desde sua criação, em 2011, a OBAP já envolveu mais de 17 mil estudantes em suas duas fases (virtual e presencial), com a participação de cerca de 140 instituições de ensino a cada edição. No total, mais de 520 equipes já participaram da fase presencial.

A competição tem como objetivo estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas e docentes, promovendo a iniciação científica, a inovação tecnológica e a integração entre estudantes, professores e instituições da área das ciências agrárias.

Como funciona

A OBAP é realizada em duas fases:
1ª fase (virtual): as equipes realizam a prova por meio de uma plataforma online.
2ª fase (presencial): as 50 equipes com melhor desempenho são classificadas para a etapa presencial, que ocorrerá em data e local definidos pela organização.
As equipes são compostas por três estudantes e um professor orientador.

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT