Extensão: oficinas com indígenas da etnia Myky

Publicado por: Campus Avançado de Tangará da Serra / 22 de Novembro de 2021 às 15:30

Nos dias 19 e 20/11/2021 o IFMT campus avançado Tangará da Serra ofertou oficinas para 18 estudantes indígenas do curso Técnico em Agroecologia da Escola Estadual Indígena Xinui Myky, localizada no município de Brasnorte-MT. As oficinas foram elaboradas e desenvolvidas com as temáticas “Instrumentos Ópticos” e “Radiação”, cujas propostas metodológicas estão associadas à perspectiva de contribuir com a educação profissional dos participantes. As atividades foram coordenadas pelos professores Erica Baleroni Pacheco e Francisco Américo da Silva e ministradas pelo egresso Gustavo Silva Maciel, atualmente acadêmico do curso de engenharia elétrica  (UFMT) e pelas discentes Adrielle Souza Martins e Daniela Machado Silva, do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática  e Yasmin Duarte da Silva, do curso técnico em Recursos Humanos.

A temática “Instrumentos Ópticos”, possibilitou  discutir e introduzir conhecimentos da anatomia das flores relacionando-a ao processo de polinização. As análises práticas de observação de materiais com auxílio de lupa e microscópio óptico possibilitaram estabelecer a relação entre a agroecologia e a preservação dos agentes polinizadores, práticas e manejos, e o uso dos agrotóxicos.

A temática “Radiação”, foi conduzida através de discussões acerca  das leis da radiação e utilização do software Falstad (https://tinyurl.com/ydslcuu4) com o intuito de explorar o uso das representações simbólicas e analisar o comportamento da corrente elétrica nos diversos componentes eletrônicos. Durante a oficina foi possível construir um sensor fotoelétrico, visando à potencialização da inclusão digital. Na sequência, os participantes realizam um relatório digital, com formatação  de texto, utilização de  software online e encaminhamento de documento para endereços eletrônicos.

O desenvolvimento destas ações permitiu o estabelecimento de vínculo com representantes da etnia Myky, o que possibilitará a realização de um projeto de extensão para o próximo ano letivo.

A equipe realizadora das oficinas agradece o comprometimento das instituições envolvidas.