Formatura dos cursos FIC foi realizada em Sapezal

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 9 de Dezembro de 2022 às 11:45

A noite do dia 06 de dezembro de 2022 foi marcada pela cerimônia de conclusão dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Análise e Classificação de Grãos e de Libras Básico, coordenados pelo professor Gessimar Nunes Camelo e Alessandra Mariza Leite, que também foi a professora do curso, e ministrados pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Campo Novo do Parecis, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapezal, no Polo da instituição situado no município.

Os cursos FIC visam capacitar e qualificar estudantes para o ingresso no mercado de trabalho, além de atender também a outras demandas sociais. De acordo com o Diretor Geral do Campus Campo Novo do Parecis, Tiago Alquaz Matias, os cursos promovem uma qualificação a mais aos estudantes, permitindo que consigam um emprego, se realoquem no mercado de trabalho ou atualizem-se conforme a necessidade de suas ocupações.

Ao todo, foram 51 formandos: 33 estudantes do curso de Análise e Classificação de Grãos, com carga horária total de 140h, e 18 estudantes do curso de Libras Básico, com carga horária total de 160h. Ambos de áreas distintas mas, que buscaram atender, de forma direta, as necessidades de capacitação local.

Foi uma noite notável e recheada por depoimentos emocionantes, demonstrando a importância da educação, especialmente da educação inclusiva, através do ensino da Libras.

Tiago agradece e encerra, “a concretização do trabalho só foi possível graças a parcerias essenciais. O resultado alcançado enfatiza um dos pilares do Instituto Federal, que é o de transformar vidas por meio da educação. Sentimo-nos realizados em contribuir com a ressocialização dos educandos que, com a capacitação, ganham novas oportunidades como cidadãos brasileiros”.

Parceria IFMT X Prefeitura de Sapezal:

A parceria com a Prefeitura de Sapezal foi firmada há mais de 10 anos e tem possibilitado que o IFMT amplie cada vez mais sua capacidade de formação na região de Campo Novo do Parecis. Além dos cursos FIC, a parceria promove o curso Técnico Agropecuária, modalidade Subsequente, acontece de forma contínua e para o ano de 2023 planeja-se iniciar uma turma do urso Técnico em Administração, também na modalidade Subsequente, visando atender mais uma demanda do município de Sapezal.