início do conteúdo

Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea lança terceiro volume de livro sobre Bullying

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 2 de Fevereiro de 2023 às 11:15

O terceiro volume do e-book “Bullying: caminhos para o combate” já está disponível para download. O lançamento ocorreu em dezembro de 2022 pela Atena Editora. A publicação é resultado do trabalho do Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT), vinculado ao Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

De acordo com a coordenadora do grupo, Raquel Martins, a proposta do terceiro volume é apresentar propostas mais práticas para o combate ao Bullying no âmbito escolar. “O primeiro e segundo volumes trazem coletâneas de artigos, alguns apresentados em eventos científicos com foco nos resultados das pesquisas. E-book 1, resultados de 2016. E-book 2, resultados de 2019. Já a proposta do terceiro volume é diferente. Nosso intuito é trazer elementos básicos sobre a Educação em Direitos Humanos e sobre a possibilidade de construção de um programa de combate e prevenção ao bullying e cyberbullying”, comentou.

Raquel complementa que o terceiro volume apresenta propostas de caminhos para o enfrentamento às práticas de bullying nas escolas. “Através da contextualização do quadro da violência escolar e da legislação e dados mundiais, reforçamos a importância da temática e como a escola pode abordá-la e deve fazê-lo. Também trazemos o relato das nossas experiências exitosas do grupo e da cidade de São Paulo. O intuito é inspirar as escolas na construção de um programa de combate e prevenção ao bullying como prevê a legislação”.

A ideia do e-book “Bullying: caminhos para o combate” surgiu como um dos objetivos descritos no projeto inicial do GPHSC, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Neste momento, o grupo concentra seus esforços para a publicação do Volume 4, que reunirá pela primeira vez resultados das regiões Sul e Norte do Brasil, incluindo dados de pesquisas realizadas em Cooperação Técnica com o Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul).

Confira abaixo as publicações na íntegra do e-book “Bullying: caminhos para o combate”:

Volume 1: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/bullying-caminhos-para-o-combate

Volume 2: https://www.edufmt.com.br/product-page/bulying-caminhos-para-o-combate

Volume 3: https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/bullying-caminhos-para-o-combate-volume-3

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT