Muitas foram as ações e projetos realizados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) ao longo do ano de 2024. A "Retrospectiva" abaixo apresenta algumas conquistas institucionais, iniciativas exitosas de servidores e estudantes em áreas como Ensino, Pesquisa, Extensão e Internacionalização na construção diária da história da instituição.
No ano em que a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica completou 115 anos de existência, o IFMT alcançou a nota máxima na Avaliação Institucional do MEC e a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Esses índices atestam a qualidade do ensino ofertado, que prepara para a vida e para o trabalho, possibilitando a transformação de vidas.
Contemplando as dimensões esportiva e artística da formação, a nona edição dos JIFMT reuniu cerca de 1200 estudantes em Sinop, enquanto a Mostra de Arte (MArte) em Tangará da Serra contou com mais de 600 trabalhos de artes visuais e 37 horas de música, teatro e dança. Para além do esporte e da cultura, estudantes se destacaram em etapas locais, regionais e nacionais de Olimpíadas do Conhecimento, a exemplo da medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) conquistada por um estudante do IFMT Rondonópolis e da participação de cerca de 800 estudantes de Mato Grosso e do país na Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) no IFMT Cuiabá Bela Vista.
Estudantes e servidores vivenciaram experiências internacionais através de intercâmbios para cursos de idiomas e cursos de Mestrado e Doutorado realizados por meio de parcerias com renomadas Instituições de Ensino europeias.
Na área de infraestrutura, além da reforma e ampliação das unidades existentes, foram lançadas a construção de quatro novos campi. Também serão construídos oito restaurantes estudantis nos campi Barra do Garças, Cuiabá - Bela Vista, Primavera do Leste, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Sorriso, Guarantã do Norte e Sinop. A ação faz parte do projeto de fortalecimento das políticas de assistência estudantil, priorizando a alimentação dos estudantes.