Projeto classificado aborda o Ensino de Ciências para pessoas com deficiência visual
A equipe do projeto de pesquisa, Ciência Criativa, composta por cinco alunas do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) campus Rondonópolis, se classificou para a segunda etapa da 2ª edição do Desafio Liga Jovem realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o projeto de Ensino de Ciências para pessoas com deficiência visual.
O projeto de Modelagem para o ensino de conceitos relacionados às Ciências da Natureza, por meio de impressão 3D e usinagem, com enfoque para o ensino de pessoas com deficiência visual, de ensino profissional foi o vencedor da etapa regional.
Os aprovados nesta etapa terão, ainda, um reconhecimento através do prêmio de um vale-compras no valor de R$500,00 (quinhentos reais) para cada participante e orientador. A coordenadora do projeto, professora doutora, Adriane Barth é a responsável pela inscrição da equipe das alunas e orientadora nesse processo.
O Desafio Liga Jovem é uma competição gratuita realizada entre equipes de estudantes de todo o país com o objetivo de resolver um problema de suas escolas ou comunidades, usando a tecnologia para o desenvolvimento, entre outras coisas, de um site, um app, um jogo ou uma solução analógica como formas de produção, metodologias e afins.
A competição iniciou em março deste ano e contou com diversas etapas cumpridas pela equipe inscrita, que participou de campanhas de engajamento nas redes sociais com missões que valiam prêmios para os estudantes, os orientadores e para o Instituto. O desafio também contou com a Virada Empreendedora, que disponibilizou conteúdos sobre inovação, tecnologias e metodologias ativas, com o objetivo de aprimoramento das competências das equipes para o desenvolvimento de seus projetos. Após essas etapas as alunas apresentaram o projeto exitoso avaliado por 4 bancas da referida categoria.
Barth afirma que para ela, enquanto pesquisadora, foi bastante interessante no sentido de fomentar e começar a segmentar essa ideia de inovação, porque até então sempre trabalhou com pesquisa de produção de conhecimento e nunca de um produto. Ela destacou o fato das alunas estarem inseridas na Ativa Incubadora ajudou muito na compreensão do que estava sendo feito para que fosse levado até o Desafio Liga Jovem.
"O IFMT como um todo tem investido em inovação, e enquanto instituição tem entendido esse conceito; e a participação em um evento como esse promove a divulgação do Instituto".
O desafio Liga Jovem possui políticas afirmativas que incentivam a participação de escolas públicas. A próxima etapa do desafio é a etapa regional, na qual, as equipes apresentarão seus projetos para uma nova bancada online. A equipe vencedora ganhará uma viagem com tudo pago para participar da fase final presencialmente, além de um celular para cada integrante assim como o orientador.
“Para as alunas foi importante por trazer essa visão de que a formação de professor vai além da sala de aula, mas que também tem a possibilidade de ser um professor empreendedor, produzir um produto que seja apresentado para a sociedade sempre pensando nas pessoas que serão afetadas por esse trabalho”, diz Barth.
Os professores Marcio do Nascimento Gomes e Edimárcio Francisco da Rocha também atuam como colaboradores da equipe.
Texto: Priscila Xavier - estagiária de Jornalismo
Revisão: Rafaela Souza - jornalista