Projeto do IFMT Cáceres estimula o interesse de estudantes pela matemática

Publicado por: Campus Cáceres / 27 de Agosto de 2021 às 16:14

O trabalho já resultou na participação de mais de 160 estudantes do campus na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas de 2021

Estimular a aprendizagem e despertar o interesse  pela matemática. Este é o desafio do projeto de ensino desenvolvido no IFMT Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo com jovens estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Agropecuária e Informática. O projeto coordenado pelo professor Willian dos Santos Rodrigues oferece aulas on-line com resoluções de problemas e estímulo à participação em Olimpíadas de Matemática. O trabalho já resultou na participação de mais de 160 estudantes do campus na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na edição 2021.

“Fazemos encontros on-line com orientações e resolução de problemas matemáticos propostos em edições anteriores de Olimpíadas. Iniciamos com a OBMEP e na prova da primeira fase, realizada em um sábado pela manhã, de forma remota, tivemos a participação de 167 alunos. Algo incrível, em especial nestes tempos conturbados de pandemia”, comemora Rodrigues.

A metodologia utilizada no projeto baseia-se na busca por soluções para situações-problema, com estímulo à compreensão do processo de solução, a partir do raciocínio lógico matemático. Como ferramentas são utilizadas aulas expositivas, vídeos e softwares como o 'Geogebra'. Os encontros são on-line, por meio de videoconferência na plataforma Meet e todo o material fica disponibilizado em sala virtual no Google Classroom.

Na primeira fase da OBMEP estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do campus com melhores desempenhos na prova foram classificados nas 31 vagas disputadas, conforme tabela do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, MPA. As e os estudantes classificadas e classificados para a OBMEP continuam recebendo orientações e encontros de preparação para a segunda fase da olimpíada que será realizada no próximo mês de novembro.

“A abordagem nos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a aplicação da solução de problemas do nosso mundo e não se exige ou se limita a uma sequência de conteúdo. Então, o projeto tem a Olimpíada como um desafio que nos faz gostar mais da matemática e facilita muito a aprendizagem do que já vimos ou vamos ver em sala de aula”, afirma o estudante Keniel Natan Alves dos Santos, um dos classificados para segunda fase da OBMEP.

De acordo com o professor Willian, o projeto segue com atividades abertas para todas e todos estudantes do ensino médio do campus, com a preparação para a participação também na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) que realizará a aplicação da prova da primeira fase em 19 de setembro.

“Teremos quatro encontros on-line agora em setembro aberto a todos os nossos estudantes do ensino médio com informações, dicas e resolução de problemas de provas anteriores da OMIF . Depois seguiremos as agendas de orientações para as segundas fases da OBMEP e da OMIF”, informa Rodrigues.

Confira relação de estudantes classifacadas/classificados para a 2ª fase da OBMEP