IFMT caminha para criação de sua Fundação de Apoio ao Desenvolvimento

Publicado por: Reitoria / 19 de Maio de 2023 às 15:18

A primeira reunião para a criação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Campus Cuiabá – Bela Vista.

Participaram, além do reitor Julio César dos Santos, do pró-reitor de Extensão Marcus Taques e do ex-reitor José Bispo Barbosa, que está conduzindo esse processo, os diretores-gerais dos 19 campi e servidores da capital e interior, que acompanharam a transmissão virtual.

“É o momento inicial de criação dessa Fundação. Um passo muito importante para o instituto porque ela será uma instituição fundamental e estratégica no apoio à realização dos nossos projetos de ensino, pesquisa, extensão e de desenvolvimento sócio econômico, e vai permitir ampliarmos nossas parcerias”, afirmou o reitor.

Hoje, o Instituto Federal atua em parceria com a Fundação Uniselva, vinculada à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A expectativa da instituição é que a Fundação entre em funcionamento até agosto deste ano.

“A Uniselva tem sido uma grande parceira e continuará sendo uma vez que ainda temos muitos projetos em execução através dela e outros que serão encaminhados até que essa nova Fundação do IFMT tenha condições e estrutura suficientes para executar as nossas demandas, projetos e parcerias,” frisou Julio.

O reitor também reconheceu o trabalho de servidores, gestores e colaboradores, principalmente os diretores dos campi, que compreenderam a importância de o IFMT dar mais esse passo em termos de gestão, de estruturação, de viabilidade e de execução dos projetos institucionais.

O IFMT conta, hoje, com 28.905 estudantes matriculados e mais de dois mil servidores em seu quadro.

“Avançamos muito em diversos aspectos, sobretudo nas parcerias dos projetos, articulados com várias outras instituições e órgãos da administração pública, sejam eles prefeituras, o governo de Mato Grosso, os ministérios e as instituições federais. Em Brasília o IFMT tem sido tratado com muita atenção e visto como parceiro e referência para muitos projetos em andamento e em tramitação neste momento”, avaliou Julio.

O reitor agradeceu, ainda, o ex reitor, José Bispo Barbosa por aceitar coordenar o processo de criação da Fundação do IFMT. “Convidei o professor Bispo pela sua experiência de gestão, pelo fato de ter sido nosso primeiro reitor, pela seriedade, compromisso e responsabilidade com que conduziu essa instituição”.

Já o professor Bispo destacou o potencial existente e o trabalho conjunto para concretizar a iniciativa.

“Estou à frente desse projeto porque acredito que vai ajudar o desenvolvimento do Instituto Federal e atender os pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos e alunos. É uma fundação que hoje está chegando a quase 70 milhões de reais na Uniselva, é um grande potencial e uma construção a ser feita por todos nós”, afirmou o ex-reitor.

Acompanhe a íntegra da reunião para a criação da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do IFMT pelo link abaixo:

Marcadores: ifmt_1