IFMT - Câmpus Avançado Diamantino realiza dia de acolhimento em razão do Retorno Gradual das Atividades Presenciais

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 25 de Outubro de 2021 às 19:10

Foto: ASCOM IFMT-DMT

Foi realizado nesta Segunda-Feira (25/10) o acolhimento dos alunos que participam do Retorno Gradativo das Atividades Presenciais no ano de 2021. A recepção ocorre durante o dia 25 à 27 de Outubro, com o objetivo de acolher os estudantes de volta a rotina do Câmpus Avançado Diamantino em suas atividades presenciais, confira a programação:

DATA E HORÁRIO      TURMAS
 25/10 - 08:00 às 11:00 1º Ano - ADM/AGR
26/10 - 19:00 às 20:30 Turmas Superior Biologia
27/10 - 08:00 às 11:00 3º Ano - ADM/AGR
27/10 - 14:00 às 17:00 2º Ano - ADM/AGR

O acolhimento contou com um bate-papo de apresentação dos Servidores (Professores, técnicos e estagiários) aos estudantes e também com dinâmicas de interação. Durante a primeira dinâmica os 43 alunos presentes foram divididos em grupos, para conversarem entre sí e responderem duas perguntas:

1) O que vocês mais gostam de fazer?

2) Quais são as expectativas para o retorno gradual das atividades presenciais?

Após um tempo para conversarem, cada grupo apresentou suas perspectivas aos presentes. Quem também esteve durante o acolhimento foram os integrantes do Grêmio Estudantil do IFMT - Câmpus Avançado Diamantino, Grêmio Boa Direção, que espalharam cartazes com mensagens de carinho e incentivo aos colegas; e que também organizaram a segunda dinâmica para o acolhimento, as gincanas que foram realizadas em quadra.

O Câmpus Avançado Diamantino foi e está sendo preparado para as atividades que serão realizadas na modalidade presencial, através de medidas sanitárias de biosegurança de acordo com as peculiaridades e as especificidades do câmpus, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 6/2021, publicada pelo IFMT no dia 29 de setembro de 2021.

A Instrução Normativa determina 4 fases para o retorno absoluto das atividades presenciais, cada uma delas estabelece critérios a serem observados para que ocorra mudança para a próxima fase, como por exemplo: taxa de vacinação total do município de acordo com o cronograma da cidade, taxa de contágio comunitária de Covid-19 no município, ocupação em leitos de UTI, redução do número de óbitos causados por COVID-19 no município e outros.

O Câmpus Avançado Diamantino está na fase 2. Significa que nesta etapa, todas as atividades exigem o afastamento social, pouca interação e circulação de pessoas, com a realização de atividade presencial gradativa e atividade remota.

As aulas continuam na modalidade remota, apenas atividades pontuais (como atividades em laboratórios, monitoria, atividades avaliativas de cunho prático, orientações de estágio, pesquisa e extensão); e com agendamento prévio do professor/monitor responsável serão realizadas de forma presencial. Só irá participar no presencial aqueles alunos que entregarem a autorização de presença devidamente preenchida e assinado aos coordenadores de curso.

Para o Diretor-geral Givaldo Neto "O retorno gradual das atividades presenciais é um alívio, aos poucos e de forma segura, vamos voltando com as atividades presenciais, vamos voltando com a alegria de se ver pelos corredores e de trocar experiências, risadas e histórias. Todas as ações serão realizadas de forma segura aos nossos estudantes, para que eles possam aproveitar tudo o que podem do nosso câmpus".

Fonte: Anna Clara Capistrano Lima ASCOM IFMT-DMT